PAISAGENS MIDIÁTICAS – AS REDES SOCIAIS DE IMAGENS E AS LINGUAGENS AUDIOVISUAIS EMERGENTES NO CAMPO DA COMUNICAÇÃO ON-LINE


Área
Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Artes.

Resumo
A pesquisa investiga os formatos audiovisuais produzidos em redes sociais de imagens, como o flickr e o YouTube, que trazem recursos para que as imagens sejam enviadas por celular e remixadas em rede e organizadas em bancos de dados de usuários múltiplos. Modalidade de criação que vem se tornando corrente na Internet, demanda um levantamento crítico de suas características estéticas, formatos narrativos, particularidades tecnológicas e tipologias midiáticas que esta pesquisa pretende mapear e analisar.

Palavras-chave
Redes sociais; audiovisual on-line; Internet; Web 2.0; mobilidade.

Objetivos
Analisar e caracterizar as linguagens audiovisuais emergentes no campo da comunicação on-line baseada em redes sociais de imagens e, ainda, desenvolver produtos audiovisuais para esses ambientes, explorando seu potencial de interação e relação com processos de georreferenciamento.

Aplicações/produtos
Tecnológicos ­ O projeto demanda desenvolvimento de softwares e personalização de recursos de programação disponíveis nas redes sociais de imagens, como o Flickr e YouTube. Estéticos ­ O projeto propõe linguagens visuais que exploram as dinâmicas das redes sociais e suas interfaces com os dispositivos de comunicação móvel. Comunicacionais ­ O projeto propõe metodologias de produção e distribuição de conteúdo audiovisual para redes fixas e móveis.

Fase em que se encontra o projeto
A metodologia de pesquisa utilizada permitiu alguns resultados preliminares que deram origem a projetos artísticos, curatoriais e eventos científicos que discutem possibilidades de exploração de linguagens audiovisuais baseadas em ambientes de redes sociais de imagens: projetos artísticos realizados; curadorias relacionadas; eventos; publicações relacionadas.

Pesquisadora responsável
Giselle Beiguelman

Equipe
Vera Bighetti; Gabriel Menotti; Juliana Monachesi; Paula A. Van Steen; Luciana Moherdaui; João Fernando Igansi.

Financiamentos/apoios
Bolsa UOL Pesquisa.