PATOLOGIA DA LINGUAGEM E SUA CLÍNICA


Área
Clínica Fonoaudiológica.

Resumo
A clínica fonoaudiológica, campo que se configura de modo interdisciplinar por ter como objeto a linguagem em sofrimento, convoca a articulações entre disciplinas para sua constituição. Com isso, vários modelos de clínica lhe têm servido de inspiração e gerado práticas clínicas heterogêneas, marcadas por incoerências entre semiologia, etiologia, diagnóstica e terapêutica, sugerindo a necessidade de desenvolver seu método clínico.

Palavras-chave
Fonoaudiologia; patologia; clínica; linguagem.

Objetivos
Com vistas ao desenvolvimento do método clínico fonoaudiológico propomo-nos a investigar: 1) os rumos que os delineamentos clínico fonoaudiológicos vêm tomando; 2) propostas de delineamentos fonoaudiológicos que mantenham a coerência e a homogeneidade entre os quatro elementos clássicos da clínica; 3) problemas, vantagens e desvantagens desses diferentes delineamentos.

Aplicações/produtos
Apresentações em congressos; artigos para publicação em periódicos da área (encontram-se no curriculum Lattes).

Fase em que se encontra o projeto
Os três objetivos propostos no projeto estão sendo desenvolvidos, sendo o objetivo 2 o mais desenvolvido no momento, como pode ser apreciado pelas dissertações e artigos publicados conforme consta no curriculum Lattes.

Pesquisadora responsável
Silvia Friedman.

Equipe
Pollyana S. de Oliveira; Marisa Claudia Feital; Ingrid B. Aguiar Fonteles; Wladimir A.P. Lima Damaceno; Maria Aparecida Gomes; Tatiana M. da Rocha.