PESQUISA SOBRE PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO DE DOCENTES E ALUNOS EM RECURSOS TECNOLÓGICOS E EM EAD


Área
Língua Portuguesa; Ensino de Línguas a Distância.

Resumo
Para garantir a qualidade dos processos educacionais virtuais, é fundamental acompanhá-los por meio de estudos que propiciem não só conhecer melhor como ocorrem, mas também verificar como se dá o processo de sensibilização docente para essa atuação, bem como sua qualificação para que as mudanças empreendidas respondam às demandas quanto à formação profissional na área de línguas. É o que se pretende com este projeto.

Palavras-chave
EAD; ensino de línguas por computador; formação docente.

Objetivos
Analisar o desenvolvimento de autonomia do professor à medida que se apropria do ferramental teórico e técnico; as atividades das disciplinas semipresenciais ou a distância quanto à linguagem de instrução usada e ao uso de ferramentas associadas ao material didático; os gêneros textuais que circulam na esfera educacional digital e, por fim, a interação entre professores e alunos a distância.

Aplicações/produtos
Orientações concluídas; apresentação de trabalhos em eventos científicos e resumos publicados; congressos; publicações; minicurso; entrevista concedida para canal de TV: entrevista para o programa de TV Direto da Redação do Canal RIT Notícias, em fevereiro de 2008, com a duração de 50 minutos, sobre o tema Educação a Distância.

Fase em que se encontra o projeto
O projeto foi iniciado em 2006 e tem previsão de duração de quatro anos.

Pesquisadores responsáveis
Alexandra Geraldini; Angelita Quevedo; Mercedes Fátima de Canha Crescitelli.

Equipe
Elaine V. Hidalgo Moraes; Sandra Gonçalves da Silva; Vanusa Rodrigues Alves; Djenane S. W. Cunha.