POLÍTICAS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO LOCAL


Área
Administração.

Resumo
Pesquisa sobre as formas de apoio necessárias para o "circuito inferior" da economia (Milton Santos), envolvendo Sebrae, Instituto Cidadania, Fundação Banco do Brasil e cerca de 60 instituições, como Senac, Cepam, Ibam, Grupo de Trabalho Amazônico, Articulação do Semi-árido, governo do Estado de Santa Catarina, BNB e outros. Financiamento da pesquisa pela Fundação Banco do Brasil e outras instituições. Em 2008, desenvolvimento de nova etapa com apoio do Sebrae.

Palavras-chave
Municípios; desenvolvimento local; gestão pública.

Objetivos
Definir os principais processos de apoio ao desenvolvimento local integrado e sustentável, com particular atenção para as pequenas e médias empresas, e as regiões mais atrasadas do país.

Aplicações/produtos
Propostas práticas de apoio ao desenvolvimento local, nas áreas de financiamento, apoio tecnológico, desenvolvimento institucional, sistemas locais de informação, capacitação, geração de emprego e renda e políticas ambientais. Metodologia hoje aplicada pelo Banco do Brasil (DRS ­ Desenvolvimento Regional Sustentável) e diversas instituições governamentais.

Fase em que se encontra o projeto
Fase de capacitação com base no material organizado. O Relatório Síntese encontra-se disponível on-line em http://dowbor.org

Pesquisadores responsáveis
Ladislau Dowbor; Silvio Caccia Bava; Márcio Pochmann; Juarez de Paula; Pedro Paulo Martone Branco.

Equipe
Participaram centenas de pessoas e dezenas de instituições. Lista completa disponível no Relatório Síntese.

Financiamentos/apoios
Fundação Banco do Brasil; Sebrae; Banco do Nordeste e outros.