POR UMA SEMIÓTICA COGNITIVA


Área
Multidisciplinar (Cognição e Semiótica).

Resumo
A ciência cognitiva compõe-se de um leque de disciplinas ­ psicologia, epistemologia filosófica, biologia evolutiva, neurociências, ciências da computação e ciências da linguagem ­ configurando um tecido teórico denso e híbrido. Este projeto pretende colocar em questão a falta da semiótica nesse elenco de disciplinas, na medida em que esta dispõe de conceitos que podem auxiliar na resolução de questões controversas da ciência cognitiva.

Palavras-chave
Cognição; semiótica; representação; percepção; consciência.

Objetivos
(a) estabelecer um leque de linhas de estudo capazes de evidenciar os vínculos necessários e a importância da semiótica para a ciência cognitiva, (b) realizar estudos sistemáticos voltados para o desenvolvimento programático dos cruzamentos possíveis entre a ciência cognitiva e a semiótica, (c) propor teorias híbridas necessárias à constituição de uma semiótica cognitiva.

Aplicações/produtos
Resultados: Operacionalizar os conceitos semiótico-cognitivos que forem resultando da pesquisa, visando a suas aplicações em pesquisas empíricas.

Fase em que se encontra o projeto
Encontra-se em seu segundo ano, com término previsto para 2011. Os resultados: (a) implantação da linha de pesquisa Semiótica Cognitiva na pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, PUC-SP. (b) Parte do livro Metaciência, publicado em 2008. (c) Artigos no prelo. (d) Apresentação da pesquisa em congressos.

Pesquisadora responsável
Maria Lucia Santaella Braga.

Equipe
Winfried Nöth (Univ. Kassel); João de Fernandes Teixeira (UFSCar); Kelly Kalynka (Univ. Federal do Pará); Sergio Basbaum (PUC-SP).