PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ENVOLVENDO RACIOCÍNIO ESTATÍSTICO E PROBABILÍSTICO


Área
Ensino de Ciências e Matemática.

Resumo
O projeto busca responder as questões: Quais fatores influenciam o processo de ensino e aprendizagem envolvendo o raciocínio estocástico? Quais fatores devem nortear a formação inicial e continuada dos professores no que diz respeito ao bloco Tratamento de Informações (estatística, probabilidades e combinatória)? Que contribuições para a formação dos conceitos relacionados ao Tratamento da Informação podem ser identificadas com o uso de ambiente informatizado?

Palavras-chave
Educação estatística; tratamento da informação; formação de conceitos; formação de professores.

Objetivos
Aprofundar a reflexão sobre aspectos relacionados à construção de organizações matemáticas, tendo como objeto a Estatística Descritiva, a Probabilidade e a Combinatória, com professores da escola básica. Pretende-se promover uma reflexão entre pesquisadores e professores participantes do projeto sobre como desenvolver ações de formação de professores de forma a que estes possam construir ferramentas teóricas e didáticas para organização e gestão de situações de aprendizagem.

Aplicações/produtos
Dar subsídios teóricos ao trabalho de professores e pesquisadores interessados na integração das pesquisas em Educação Matemática e das novas tecnologias nas aulas de Estatística, Probabilidade e Combinatória; produzir conhecimento na área de formação de professores de matemática; contribuição ao estudo dos fenômenos que interferem na formação de conceitos para a melhoria do desempenho dos alunos do Ensino Fundamental; produção de "cadernos de formação".

Fase em que se encontra o projeto
Em fase inicial, e os seguintes aspectos estão sendo desenvolvidos: levantamento do quadro teórico e material bibliográfico; elaboração de instrumento para coleta de dados; elaboração de uma sequência didática abordando conteúdos relativos aos temas a serem tratados, a partir dos resultados obtidos na etapa precedente.

Pesquisador responsável
Saddo Ag Almouloud.

Equipe
Cilene de Queiroz e S. Coutinho; Maria José F. da Silva; Renata Rossini; Irma V. Bastian; Maria Helena do Amaral; Marisa Carlovich; Vânia de A. Luz.

Financiamentos/apoios
FAPESP.