PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE DE FUTUROS PROFESSORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E PEDAGOGIA: UM ESTUDO NAS BASES DE DADOS DO INEP E EM MEMORIAIS DE LICENCIANDOS


Área
Ensino Superior; Educação; Educação Matemática.

Resumo
A proposta visa conhecer o perfil profissional do aluno iniciante e do egresso e analisar o desempenho dos estudantes dos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia e, ainda, os Projetos Pedagógicos de cada um desses cursos da PUC-SP e da Universidade Federal de Mato Grosso.

Palavras-chave
Profissionalidade docente; cursos de licenciatura; memoriais.

Objetivos
Conhecer quem é o aluno que busca cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia das duas instituições pesquisadas, fazendo uma contextualização em relação ao aluno de Licenciatura em Matemática e de Pedagogia do Brasil e das respectivas regiões; acompanhar também o desempenho quantitativo e o qualitativo.

Aplicações/produtos
Resultados esperados/estratégias de disseminação de resultados: Formação de pesquisadores capacitados para atuar na área educacional; inserção de docentes em projetos de pesquisa educacional; desenvolvimento de pesquisa entre diferentes programas de pós-graduação; publicação de livro e artigo; divulgação dos trabalhos em eventos nacionais.

Fase em que se encontra o projeto
Vigência: dezembro de 2008 a dezembro de 2012. Iniciado em janeiro de 2009. Não há etapas concluídas.

Pesquisadores responsáveis
Laurizete Ferragut Passos; Ana Lúcia Manrique.

Equipe
Equipes a serem formadas nas Faculdades de Educação e de Matemática, Física e Tecnologia da PUC-SP e nos cursos de Pedagogia e Matemática da UFMT.

Financiamentos/apoios
Edital: n. 001/2008/CAPES/INEP/SECAD ­ Observatório da Educação CAPES.