PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO DOS PROJETOS ACADÊMICOS DE PESQUISA AOS PROCESSOS CRIATIVOS NAS MÍDIAS


Área
Signo e Significação nas Mídias.

Resumo
A pesquisa pretende investigar a produção do conhecimento na área de Comunicação a partir de processos criativos relacionados à elaboração de projetos acadêmicos de pesquisa e através do desenvolvimento de produtos midiáticos. Serão realizados: estudos das características do fenômeno comunicacional; mapeamento da produção do conhecimento na área de Comunicação; investigação de teorias dos processos criativos nas suas diferentes fases; metodologias de criação e desenvolvimento nas mídias.

Palavras-chave
Comunicação; metodologia de criação; processos de criativos nas mídias; conhecimento; mapeamento.

Objetivos
Desenvolver reflexão sobre diferentes teorias de processos criativos na área da comunicação; propor metodologias de criação relacionadas à elaboração de projetos acadêmicos de pesquisa em comunicação; desenvolver metodologia de criação de produtos midiáticos. A pesquisa será composta por revisão bibliográfica; análises comparativas e críticas de metodologias e processos criativos; desenvolvimento de novas metodologias de criação.

Aplicações/produtos
Desenvolver uma monografia com quadros teóricos de referência para processos criativos no campo da comunicação. Realizar um evento para discussão acadêmica e científica na área. Publicar o material produzido.

Fase em que se encontra o projeto
O projeto se encontra na fase inicial.

Pesquisadora responsável
Lucia Isaltina Clemente Leão.

Equipe
Alunos de doutorado, de mestrado e de graduação.