REDE DE PESQUISA SOBRE PAZ E SEGURANÇA INTERNACIONAL


Área
Relações Internacionais; Integração Internacional; Conflito; Guerra e Paz.

Resumo
Este projeto tem por finalidade central a estruturação de uma rede de pesquisa em Paz e Segurança Internacional, a qual permitirá o adensamento dos laços que unem a pesquisa realizada nas universidades brasileiras, a formulação e a implementação da política externa brasileira e, eventualmente, a formulação e a implementação da política de defesa.

Palavras-chave
Paz; guerra; cooperação internacional; regionalismo.

Objetivos
Consolidar uma área de pesquisas em segurança internacional no Brasil; apoiar a formulação, implementação e avaliação de políticas externa e de defesa em segurança internacional; pesquisar a relação entre as regiões, sistema internacional e ordem mundial.

Aplicações/produtos
Dois livros com textos sobre Segurança Internacional, um a cada dois anos de duração do projeto. Um Atlas de Segurança Internacional, um sítio especializado na Internet, com os serviços e banco de dados. Cursos de extensão para pessoal das divisões do Itamaraty. Seis dissertações de mestrado e seis monografias de bacharelado sobre segurança internacional e suas dimensões regionais, produzidas sob orientação dos pesquisadores do projeto.

Fase em que se encontra o projeto
O projeto teve início em fevereiro de 2007 e terá duração prevista de quatro anos.

Pesquisador responsável
Reginaldo Mattar Nasser.

Equipe
Paulo Esteves (PUC-MG); Mônica Herz (PUC-RJ); Rafael Villa (USP); Eugenio Diniz (PUC-MG); Marco Cepik (UFRGS) coord. do projeto. Na PUC, conta-se com a colaboração de dois bolsistas de iniciação científica e um bolsista de mestrado.

Financiamentos/apoios
CNPq Edital MCT/CNPq/CTInfra/CTVerde Amarelo n. 29/2006 ­ Programa Renato Archer de Apoio à Pesquisa em Relações Internacionais.