REFLEXÃO E DESENVOLVIMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE DE PROFESSORES


Área
Linguística Aplicada; Linguagem; Educação e Tecnologia.

Resumo
O projeto se constituiu em resposta às atividades espontâneas de pesquisa individual ou em co-autoria dos membros de um grupo de professores-pesquisadores interessados nos processos reflexivos e de desenvolvimento de professores em situação de formação continuada em modalidade a distância, com mediação totalmente on-line. Iniciou-se com o objetivo de coordenar as ações de pesquisa já em andamento; hoje, concentra-se em torno de investigações relacionadas à interação assíncrona, à interação síncrona, à mediação e à organização docente para o trabalho on-line.

Palavras-chave
Educação a distância, formação de professores de LE.

Objetivos
Aprofundar a compreensão dos processos de ensino, aprendizagem, interação e design de materiais em um curso on-line de formação continuada de professores de línguas; utilizar os resultados das investigações para aperfeiçoar os processos de ensino e aprendizagem no curso em foco e em outros cursos; colaborar para o fortalecimento científico da área de pesquisa em linguagem mediada por novas tecnologias.

Aplicações/produtos
Três doutorados finalizados; quatro doutorados em andamento; vários mestrados finalizados; um mestrado em andamento; um programa de co-tutela de doutorado, junto à Universidade de Sydney; várias publicações e apresentações em congresso.

Fase em que se encontra o projeto
Em andamento. Término previsto para 2010.

Pesquisadora responsável
Heloisa Collins.

Equipe
Heloisa Collins (PUC-SP); Maria Antonieta Alba Celani (PUC-SP); Maria Aparecida Caltabiano (PUC-SP); Terezinha Maria Sprenger (UNIFESP); Roberta Martins (PUC-SP); Solange Gervai (UNIP).