RELIGIÕES NA ESFERA PÚBLICA: ESTRATÉGIAS INSTITUCIONAIS E INTERVENÇÃO – IGREJA CATÓLICA E A DISCUSSÃO PÚBLICA SOBRE O ABORTO NO BRASIL: 2004 A 2006


Área
Sociologia da Religião; Catolicismo; Gênero.

Resumo
A presente pesquisa insere-se nas preocupações da autora com questões relativas às relações da Igreja Católica com o ideário moderno, por um lado; e, por outro, com o lugar e o papel político de instituições religiosas em sociedades secularizadas modernas e sua incidência sobre os direitos das mulheres.

Palavras-chave
Igreja Católica; aborto; mulheres; feminismo.

Objetivos
A pesquisa retoma o papel das religiões nas democracias liberais, inserindo-se no debate teórico clássico da Sociologia da Religião sobre religião e política. Seus objetivos incluem análise do discurso público da IC, tendo como guia de leitura descritores a serem definidos por sua capacidade de revelar formas de intervenção pública da IC no Brasil.

Aplicações/produtos
Produtos mais significativos: Publicações e apresentações e organização de ST. Vide:http://www.scielo.br/pdf/ts/v20n2/04.pdf http://soc.kuleuven.be/ceso/sisr/eng/conference/program.doc
http://lasa.international.pitt.edu/por/congress/files/LASA2009_Program_Final.pdf.

Fase em que se encontra o projeto
Em andamento, conforme vigência do projeto no CNPq: 2007-2010.

Pesquisadora responsável
Maria José Rosado Nunes.

Equipe
Maria Teresa Citeli (UNICAMP); Luciano Koji Abe (PIBIC); Tania Regina Vizachri (PIBIC).

Financiamentos/apoios
Financiado pelo CNPq através de Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq 1C e pela FAPESP através de Auxílio Participação em evento no exterior.