SÃO PAULO E SEUS BAIRROS. SANTANA E A EDUCAÇÃO: O COLÉGIO LUIZA DE MARILLAC, CAMPUS SANTANA PUC-SP


Área
Educação.

Resumo
Imigração europeia e o povoamento do outro lado do rio Tietê (em relação ao centro da cidade de São Paulo). O Núcleo Colonial de Santana planejado pelo governo imperial para receber imigrantes europeus. Desenvolvimento de Santana. O Colégio Luiza de Marillac: início, crescimento e o prestígio educacional conquistado. Pesquisa em documentos manuscritos e impressos existentes em arquivos públicos e privados, fotografias e entrevistas com descendentes dos imigrantes que se instalaram em Santana, ex-alunos, educadores e funcionários do colégio.

Palavras-chave
Imigração; educação; história de São Paulo; bairro de Santana/SP.

Objetivos
Apresentar o Núcleo Colonial de Santana como núcleo planejado pelo governo imperial. Verificar as diferentes nacionalidades dos imigrantes que receberam terrenos do Núcleo Colonial de Santana. Entender o desenvolvimento histórico social da região e o bairro de Santana. Analisar a importância do Colégio Luiza de Marillac até a chegada do Campus Santana PUC-SP, em 2005.

Aplicações/produtos
Espera-se contribuir com a PUC-SP que assumiu o Colégio Luiza de Marillac, em 2005, como Campus Santana da PUC-SP.

Fase em que se encontra o projeto
Finalizado.

Pesquisadora responsável
Arlete Assumpção Monteiro.

Equipe
Foi realizada a primeira fase da pesquisa com dois alunos de iniciação científi ca da Faculdade de Educação, PUC-SP.