SAÚDE AUDITIVA: ORIENTAÇÃO PARA O USO DE ESTÉREOS PESSOAIS POR JOVENS ADOLESCENTES


Área
Fonoaudiologia; Audiologia; Saúde Auditiva; Prevenção.

Resumo
Atualmente, no meio de adolescentes, aumentou o uso de equipamentos estéreos pessoais (EP), usados de maneira inadequada. Em todo lugar, encontramos pessoas utilizando fones de inserção: escolas, transportes coletivos, rua e academias de ginástica. Uma pesquisa realizada pela Associação Americana de Audição Fala e Linguagem (ASHA, 2006) mediu os níveis de pressão sonora de dez marcas de EP existentes no mercado. O volume máximo de um Apple iPod (15GB) pode atingir 125 dB (A).

Palavras-chave
Audição; música; ruído; prevenção.

Objetivos
Estudar e divulgar os resultados de diferentes trabalhos de pesquisa e programas de orientação já realizados com o intuito de verificar o conhecimento de jovens adolescentes sobre os riscos da exposição e uso prolongado de estéreos pessoais, em volume elevado, bem como informar e conscientizá-los a respeito dos sinais de alerta e do uso adequado do controle de volume.

Aplicações/produtos
http://lattes.cnpq.br/6523952021199783

Fase em que se encontra o projeto
Em andamento. Um trabalho de iniciação científica finalizado. Um artigo aceito para publicação na Revista Fonoaudiológica (ASALFA ­ Buenos Aires, Argentina). Diversas apresentações e respectivos resumos publicados em anais de congressos e artigos de divulgação científica em revistas e sites.

Pesquisadora responsável
Iêda Chaves Pacheco Russo.

Equipe
Déborah First; Natália Abud; Alice Sampaio Rodrigues.

Financiamentos/apoios
CNPq Processo: 303652/2007-1 Modalidade: PQ-II (produtividade).