SENTIDOS DO TRABALHO: COMPROMISSO SOCIAL E QUALIDADE DE VIDA EM UM BAIRRO NA PERIFERIA DE GUARULHOS


Área
Psicologia Social.

Resumo
Projeto formulado a partir do Núcleo de Trabalho e Ações Sociais do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social.Trabalhamos com a hipótese da melhoria de condições de vida da população e com um maior poder de organização popular. Tal fenômeno vem sendo chamado de ingresso da população pobre na condição de classe média. Quer-se saber como ocorre a produção de crenças e valores para esse segmento da população.

Palavras-chave
Psicologia Social; dimensões subjetivas da realidade; sentido e significado; trabalho; movimento popular; qualidade de vida.

Objetivos
Discutir o papel das políticas públicas e do movimento social organizado na melhora da qualidade de vida dos trabalhadores e como os trabalhadores moradores de um bairro operário constroem o sentido de sua participação e como se apropriam das conquistas em proveito de mais sociabilidade e controle social.

Aplicações/produtos
Um maior conhecimento de elementos que influenciam a produção de sentido permitirá aos moradores pesquisados apropriarem-se do controle social de implementação de políticas públicas e elaborarem estratégias de defesa contra especulação imobiliária que cresce com a presença da melhoria de condições de vida no bairro.

Fase em que se encontra o projeto
Concluímos o levantamento do histórico do bairro do Pimentas. Relatório está sendo avaliado pela comissão de pesquisa da PUC-SP. Solicitamos apoio CNPq para mapeamento dos vários grupos organizados do movimento popular que atuam na região. Pretendemos iniciar coleta de dados para a construção dos indicadores sobre a produção de sentido e significado.

Pesquisador responsável
Odair Furtado.

Equipe
Adriana Eiko; Felipe C. Correa de Mello; Maria Helena D. Guedes; Carla C. Carminholi; Juliana B. Boarati; André R. Lemos Bruttin; Ilídio R. Neves; Maria da Graça Lima.