TEORIAS CONTEMPORÂNEAS SOBRE A REPRESENTAÇÃO PSICOLÓGICA DE DEUS: EVOLUÇÃO, POSIÇÕES, CONFRONTOS


Área
Religião; Comportamento e Símbolos.

Resumo
A psicologia científica da religião e a psicanálise sempre se interessaram pela questão da representação de Deus. Nos últimos decênios surgiram teorizações novas (Ana-Maria Rizzuto; Mario Aletti; L. Kirkpatrick; J. Fowler; H.J.M. Hermans; D.W. Winnicott). À luz desses estudos serão feitas quatro pesquisas de campo (com estudantes, mães solteiras, moradores de rua e seminaristas).

Palavras-chave
Representação de Deus; teorias contemporâneas; psicologia cultural; psicoterapia; relações objetais.

Objetivos
Traçar uma visão crítica de conjunto das teorias contemporâneas sobre a representação de Deus; retomar aspectos das abordagens da psicanálise das relações objetais; aproximar as teorias a diferentes grupos socioculturais brasileiros; aplicar a situações concretas na psicoterapia e na formação religiosa.

Aplicações/produtos
Como se diz no ponto 5, o estudo trará uma contribuição no plano teórico e abrirá perspectivas relativamente à clínica psicoterápica e à prática educacional.Será publicado em forma de livro.

Fase em que se encontra o projeto
As pesquisas de campo estão prontas (foram apresentadas ante bancas de mestrado e doutorado e devidamente aprovadas) e os textos teóricos estão em fase fi nal de redação. Espera-se terminar o trabalho até o fim do ano de 2009.

Pesquisador responsável
João Edênio Reis Valle.

Equipe
Ênio Brito Pinto (FMU); Jorge Cláudio; N. Ribeiro; Catia Silene Lima Rodrigues (Mackenzie); Eliana Massih; Deolino Baldissera; Ana Cristina Bueno de Sousa.

Apoio
Fundação Porticus da Holanda; CAPES.