TEXTO E PROCESSAMENTO COGNITIVO: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA


Área
Língua Portuguesa.

Resumo
Integrado à linha de pesquisa "Leitura, escrita e ensino de Língua Portuguesa" do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP e situado no campo da Linguística Textual, o projeto se volta para um estudo do texto (impresso ou digital) com destaque a sistemas de conhecimentos e estratégias linguísticas, textuais, cognitivas, pragmáticas e interacionais, aspectos constitutivos das atividades de escrita e leitura.

Palavras-chave
Texto; escrita; leitura; processamento cognitivo; ensino de língua portuguesa.

Objetivos
Contribuir teórico-metodologicamente para o ensino de Língua Portuguesa com foco na escrita e na leitura em visão sociocognitivo-interacional.

Aplicações/produtos
Participação em eventos acadêmico-científicos; publicações; orientação de dissertação de mestrado; participação em programa de televisão; participação em evento acadêmico-científico.

Fase em que se encontra o projeto
O projeto, com duração prevista para cinco anos, teve início em 2008. Encontra-se em sua primeira etapa, cujos produtos foram descritos nos tópicos acima.

Pesquisadora responsável
Vanda Maria da Silva Elias.

Equipe
Gilse Cabrera Rissi; Maria Rodrigues de Oliveira; Valdeci Maria de Oliveira C. Barbosa; Sandra Dias da Silva Rennó; Fabio Gomes Barbosa; Cristiane Ribeiro da Silva; Tatiana Rodrigues Freire Barreto.