UMA PRONÚNCIA ESTANDARDIZADA BRASILEIRA: ASPECTO FONÉTICO-MORFOLÓGICO


Área
Língua Portuguesa. Linha de pesquisa: História e descrição da Língua Portuguesa.

Resumo
Uma pronúncia estandardizada diferencia-se de uma pronúncia idiomática na medida em que esta é in vitro e aquela é in vivo (cf. Calvet, 1993). Segundo Silveira (2008), uma pronúncia estandardizada do português brasileiro, o "globês", está manifestada na pronúncia dos apresentadores do jornal televisivo da Globo, que tem grande irradiação nacional e internacional, de forma a ganhar a aceitação dos telespectadores que atribuem ideologicamente a ela o grau ótimo. Este projeto está situado na intersecção da fonética com a morfologia e tem por base fundamentos variacionistas da sócio-linguística. Tem-se por hipótese que os sons apresentam variações/variedades, mas que há hierarquias gramaticais superiores que os guiam em realizações. Tem-se por projeção a apresentação de resultados obtidos em congressos, em publicações de anais e capítulos de livros.

Palavras-chave
Pronúncia estandardizada brasileira; realizações sonoras; hierarquias gramaticais.

Objetivos
Descrever as hierarquias mórficas que controlam realizações sonoras; descrever as hierarquias sintáticas que controlam as realizações sonoras.

Aplicações/produtos
Os resultados obtidos no término do projeto serão aplicados para melhorar a qualidade de ensino de uma pronúncia estandardizada brasileira para alunos-falantes de outras línguas.

Fase em que se encontra o projeto
O projeto está situado na segunda etapa, que relaciona como hierarquia superiores aspectos morfológicos.

Pesquisadores responsáveis
Regina Célia Pagliuchi da Silveira; Aparecida Regina Borges Sellan.

Equipe
Valeuska França Kuri; Maria José Nélo; Dulcelita Ribeiro Alencar; Vanessa Crasco Santos; Marcos Gimenez.