UTILIZANDO O SOFTWARE EDUCATIVO MESTRE NO APERFEIÇOAMENTO DA HABILIDADE DE LEITURA


Área
Educação.

Resumo
Apoiando-se no paradigma da equivalência de estímulos, o software Mestre® disponibiliza tarefas e procedimentos com combinações entre as diferentes modalidades de estímulos (som ­ texto ­ figura). Para atender às necessidades específi cas do aluno, faz-se necessária a avaliação do seu repertório de leitura, de modo a identificar tanto o que ele já domina quanto suas dificuldades.

Palavras-chave
Avaliação de repertório de leitura; ensino de leitura; software educativo; relações de equivalência de estímulos.

Objetivos
Considerando-se a importância de se diagnosticar o repertório de leitura do aluno, julgou-se relevante elaborar um instrumento de avaliação, aproveitando-se os recursos oferecidos pelo software Mestre. Uma vez avaliado o repertório do aluno, aplicar-se-á o software como ferramenta de ensino para aperfeiçoar seu desempenho em leitura.

Aplicações/produtos
O Instrumento de Avaliação de Leitura ­ Repertório Inicial (IAL-I) já foi elaborado e foi utilizado em alunos de diferentes níveis do Ensino Fundamental e também de EJA, além de ser aplicado a alunos com Síndrome de Down, possibilitando identificar especificidades de seus repertórios. Foram realizadas propostas de ensino com a finalidade de aperfeiçoar o repertório de leitura dos alunos.

Fase em que se encontra o projeto
O IAL-I e propostas de ensino com o software Mestre foram objeto de estudo de mestrados e de doutorado. Os resultados obtidos foram divulgados em eventos científicos nacionais e internacionais.

Pesquisadora responsável
Melania Moroz.

Equipe
Denize R. Rubano e alunos de mestrado e doutorado do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação que participam do NEPEN ­ Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino.