VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO: AS NARRATIVAS NA COBERTURA DOS JORNAIS DIÁRIOS DE SP


Área
Gerontologia.

Resumo
A violência passou a fazer parte dos estudos sobre a velhice, perpassando a mídia, que passa a representá-la a partir de eventos violentos extraordinários e pontuais, mostrando-nos que o envelhecimento é estrutural e estruturante da sociedade. O envelhecimento tem sido tratado jornalisticamente como problema que necessita de solução.

Palavras-chave
Violência; idoso; jornais paulistas.

Objetivos
Qual o discurso que sustenta a narrativa da violência contra o idoso nos jornais? Qual o discurso prevalecente sobre o tema na narrativa escrita? Afinal, de que modo o discurso organizador da sociedade se manifesta em relação ao tema? Perguntas que fazem parte da análise da cobertura da mídia em relação à velhice e à violência.

Aplicações/produtos
Resultados deste projeto foram apresentados em diversos congressos, além de ter gerado um relatório de pesquisa de pós-doutorado. Parte desta investigação foi sistematizada em um capítulo de livro lançado pela AMPID em 2009 e outro no prelo. Abrir link de consulta: http://www.ampid.org.br/SumarioLivroPessoasIdosas.php; http://www.portaldoenvelhecimento.net/violencia/violencia35.htm; http://intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R0032-1.pdf; http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0731-2.pdf.

Fase em que se encontra o projeto
Concluído em 2008.

Pesquisadora responsável
Beltrina Corte.

Equipe
Grupo de pesquisa Longevidade, Envelhecimento e Comunicação.