VIVERES E FAZERES NA CIDADE E NO CAMPO. VINCULADO AO NÚCLEO DE ESTUDOS CULTURAIS: HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E PERSPECTIVAS DO PRESENTE­NEC, DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA


Área
História; Antropologia; Sociologia.

Resumo
Reflete sobre questões do social pelo viés do trabalho e da cidade, enfatizando a perspectiva da cultura, explorando os significados políticos das diferenças e desigualdades sociais, como possibilidades alternativas em disputa na realidade social. Enfatiza a problemática da memória e suas relações com a historia, trazendo para o debate a cultura e a memória populares como lugares da diferença.

Palavras-chave
História; memória; cultura; trabalho; cidade; lutas sociais.

Objetivos
No questionamento da historiografia tradicional, que se quer versão única da realidade social, desenvolver uma reflexão crítica capaz de incorporar, com legitimidade, as diferenças. Exercitar o diálogo com a experiência social via diferentes linguagens do social: textuais, orais, sonoras, iconográficas, gestuais, discutindo sua natureza e os lugares que ocupam na realidade social.

Aplicações/produtos
Debater e ampliar os horizontes da produção historiográfica, discutir procedimentos metodológicos no ofício do historiador, formar pesquisadores. Livros e artigos já publicados e debates no NEC e com grupos de outras IES. Livros, artigos, debates, oficinas, seminários, simpósios, mini-cursos.

Fase em que se encontra o projeto
Continuação das investigações e debates em torno de temas variados, com ênfase na problemática da cultura e da memória populares e no uso da história oral. Apresentação no XXV Encontro ANPUH.

Pesquisadora responsável
Yara Maria Aun Khoury.

Equipe
Leno Jose Barata, realizando bolsa sanduíche/doutor,em Roma; Luiz Henrique S. Blume; Eber Mariano Teixeira; Luiza Helena Novaes. Mestrado concluído em 2008: Carlos Leonardo T. Sampaio.