IV. Mito e Mimetismo: René Girard

René Girard, crítico literário francês, tem uma aproximação em relação ao mito que parte da analise antropológica e literária. Defende que o principio do desejo humano é imitativo ou mimético. O ser humano deseja o desejo dos modelos eleito por ele. Deseja o que o outro deseja, transformando os modelos em rivais e a rivalidade em violência. Isto é o principio de um complexo mecanismo vitimário. A sociedade necessita redirecionar a violência para sobreviver. O objeto do redirecionamento da violência é a vitima inocente, considerada culpada pelas mazelas da sociedade. O mito é a ideologia do mecanismo vitimário. O assassinato é libertário para Girard, assim como para Frazer, porém a diferença está no fato do último acreditar que a recompensa de tal assassinato é obter alimento e para o primeiro é obter a Paz.

Segundo Girard, os mitos surgem dos sacrifícios rituais.O mito disfarça e dissimula o sacrifício da vítima através de vários caminhos, fazendo o assassinato da vitima parecer merecido, fazendo uma morte parecer acidental, transformando em exílio no lugar de assassinato.
Para Girard é necessária a existência de alguns temas recorrentes para que um mito possa ser definido enquanto tal.as vítimas sempre apresentam algumas características diferenciadas, a violência pela crise é imputada à vítima, esta é banida da comunidade. Se pelo menos algum destes elementos não estiver presente, não será considerado mito, e sim fábula, lenda, etc. Este padrão se encontra em todas as sociedades.

a perseguição existe mas nós não a reconhecemos, ou porque não estamos em posse dos documentos necessários ou porque não sabemos decifrar os documentos que possuímos (GIRARD,1990)

O mito de Edipo, por exemplo, contém todos os estereótipos da perseguição. Todo mito tem origem (base, raiz_)em um ato real de violência contra vítimas reais. Para ele os três pilares da cultura humana são o interdito ( não fazer o que a vítima fez para destruir-nos, o rito (fazer o que a vítima fez para salvar-nos), o mito ( recordar sempre) Todas a s instituições humanas são derivadas deste processo que é expresso no mecanismo vitimário.

Girard elabora uma explicação global dos conflitos na sociedade, fundada na análise da relação do sujeito com o outro e do papel do bode expiatório nesta relação. Desenvolve uma antropologia da religião, realiza uma verdadeira revolução epistemológica, onde expõe um princípio único capaz de explicar as origens do sistema fenômeno religioso, da cultura.

retornar