Educação Matemática

Avaliação CAPES: Quadriênio 2017/2020 - Mestrado - Conceito 5 / Doutorado Conceito 5
Mestrado, Doutorado

Breve Apresentação

 

O PPG Educação Matemática tem como missão desenvolver estudos voltados para o equacionamento de problemas sociais na medida em que suas pesquisas objetivam o enfrentamento de dificuldades do processo de ensino e aprendizagem da Matemática e da formação de professores.

 

English version , click here  

Brief Presentation

The Mathematics Education Graduate Program has as its mission the development of studies directed at addressing social issues, as its research aims to confront the challenges of the teaching and learning process of Mathematics and teacher training.

Para la version en Español, clic aquí  

Breve Presentación

El Programa de Posgrado en Educación Matemática tiene como misión desarrollar estudios direccionados hacia la solución de problemas sociales conforme sus investigaciones objetivan el enfrentamiento de dificultades del proceso de enseñanza y aprendizaje de la Matemática y de la formación de profesores.


Linhas de Pesquisa

A área de concentração do Programa, Educação Matemática, é abrangente e acolhe as três Linhas de Pesquisa de modo a garantir a esperada aderência e articulação com todas as atividades do Programa. Devido a essa abrangência garante-se atualização permanente com a área que ela representa. As três Linhas têm se demonstrado articuladoras e aderentes aos diferentes projetos finalizados no quadriênio e aqueles em desenvolvimento, os quais organizam os trabalhos de produção discente e docente. Essas Linhas representam as direções de pesquisa que aglutinam interesses da área da Educação Matemática de modo geral, e dos pesquisadores do Programa em particular. Suas descrições revelam essas especificidades, são elas:

  1. A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores

    Descrição: Estudo do papel que a Matemática desempenha na estrutura curricular do Ensino Fundamental e Médio; estudo sobre a formação do professor que ensina matemática, com ênfase nas pesquisas sobre as representações e saberes dos professores referentes às suas práticas; e estudos sobre as relações professor - aluno - saber matemático.

    Nessa linha se encontram os projetos que levantam questões que analisam a formação de professores em relação com a matemática curricular, os entraves e posições de avanços.

  2. História, Epistemologia e Didática da Matemática

    Descrição: Análise da inter-relação entre a epistemologia, história e didática da Matemática com vistas a melhor compreensão dos fenômenos ligados ao ensino e à aprendizagem da Matemática, às relações entre saberes científicos e escolares e à constituição histórico-cultural da Matemática.

    Essa linha favorece os estudos epistemológicos, teóricos e de questionamentos sobre a evolução da área..

  3. Tecnologias da Informação e Educação Matemática

    Descrição: Estudo do papel da incorporação de novas técnicas, particularmente, das tecnologias digitais de informação, e estudo do uso de computadores nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática.

    Essa linha apoia muitos projetos dado à atualidade do tema e acolhimento da tecnologia pela Educação.

O Programa possui seis Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq, no interior dos quais são elaborados os projetos de pesquisa, que direcionam a produção docente e discente, mantendo coesão e consistência com as Linhas de Pesquisa e cumprindo os objetivos do Programa. Cada um desses grupos tem diversificado seus projetos, com maior ou menor adesão a uma determinada Linha de Pesquisa, sem descaracterizar suas tendências principais. Essa diversificação relaciona-se à atenção dada pelos pesquisadores/professores aos temas mais candentes de interesse dos estudantes, em geral gerados em suas práticas docentes e, portanto, representativos da área.

Menu
Pós-Graduação
J.PUC-SP
Sou PUC