Alunos:
como publicar teses, dissertações e projetos de IC no site do LAEL



Relação de Teses, Dissertações e Projetos de Iniciação Científica do Programa - na íntegra



Orientadora: Profª Drª Aglael J. A. Gama Rossi [site] [Lattes] [Email]
Aluno(a) Título
Categoria
Ano de Defesa
Assunta Manzi Aguena
Mestrado
2006
Claudia Loewenberg Passalacqua

Estudo sobre um instrumento de escrita designado como auto-retrato para a expressão do indivíduo

Mestrado
2007
Francisco Alcidez Candia Quintana
Mestrado
2007


Orientadora: Profª Drª Anna Rachel Machado [site] [Lattes] [Email]
Aluno(a) Título
Categoria
Ano de Defesa
Siberia Regina Carvalho  O ensino-aprendizagem da autobiografia:  uma possibilidade para o desenvolvimento da linguagem escrita
Doutorado
2011
Siderlene Muniz-Oliveira   O trabalho representado do professor de pós-graduação de uma universidade pública 
Doutorado
2011
Lilia Santos Abreu A construção da subjetividade no diálogo entre professor e coordenador
Mestrado
1998
Lília Santos Abreu-Tardelli Trabalhodoprofessor@chateducacional.com.br. Aportes para compreender o trabalho do professor iniciante em EaD
Doutorado
2006
Maria Christina da Silva Firmino Cervera

O ensino-aprendizagem do gênero resenha crítica na universidade

Mestrado
2008
Maria do Carmo Pereira Coelho

As narrações da cultura indígena da amazônia: lendas e histórias

Doutorado
2003
Marina Gonçalves Buzzo O Diário de Leituras: uma experiência didática na educação de jovens e adultos (EJA)
Mestrado
2003
Marina Gonçalves Buzzo Os professores diante de um novo trabalho com a leitura: modos de fazer semelhantes ou diferentes?
Doutorado
2008
Maria Izabel Rodrigues Tognato
A (re)construção do trabalho do professor de inglês pela linguagem
Doutorado
2009
Nelson Barros da Costa A produção do discurso lítero-musical brasileiro
Doutorado
2001
Siderlene Muniz Oliveira Os verbos de dizer em resenhas acadêmicas e a interpretação do agir verbal
Mestrado
2004
Vera Lúcia Lopes Cristóvão L1 co-construindo L2?
Mestrado
1996
Vera Lúcia Lopes Cristóvão Gêneros e ensino de leitura em LE: Os modelos didáticos de gêneros na construção e avaliação de material didático
Doutorado
2001

Carla Messias Ribeiro Da Silva

O Modelo Didático Do Gênero Comentário Jornalístico Radiofônico: Uma Necessária Etapa Para A Intervenção Didática

Mestrado
2009

Márcia Donizete Leite

As Diferentes Facetas Do Trabalho Do Professor: Dos Órgãos Governamentais À Palavra Do Trabalho

Mestrado
2009

Daniela Barbosa Butler

A Imagem Esfacelada Do Professor: Um Estudo Em Textos De Revistas

Doutorado
2009


Orientadora: Profª Drª Angela Brambilla Cavenaghi T. Lessa [site][Lattes] [Email]
Aluno(a) Título
Categoria
Ano de Defesa

Sirlene Aparecida Aarão

Sentidos-e-Significados no Sistema de Atividade Monitoria

Doutorado
2010

Miriam Márcia de Souza Santos

A construção de sentidos-e-significados sobre a violência em escola pública

Mestrado
2010

Andrea Milius Pereira

Sentidos-Significados da Violência Escolar: A Constituição da Identidade de Alunos com Problemas Comportamentais

Mestrado
2010

Sonia Regina Potenza Guimarães Pinheiro

Formação de Grupo de Apoio na escola: ferramenta para mudanças e transformações nas práticas educacionais
Doutorado
2010
Cristina Gaglianone Pinto Cesar Repensando A Fonologia Do Inglês: Representações De Uma Professora E Seus Alunos
Mestrado
2005
Sonia Regina Potenza Guimarães Pinheiro Discurso Regulatório e Instrucional: A Construção da Não Violência no Contexto Educacional sob a Perspectiva da Teoria da Atividade
Mestrado
2004
Adriana Naime Pontes Passoni Representações sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira em um curso de letras
Mestrado
2004

Claudia Sousa Fernandes

Representações e construção da identidade do professor de inglês

Mestrado
2006

Cristiane Magalhães Bissaco

A Constituição do Professor em Formação: Um Trabalho Colaborativo

Mestrado
2004
Elaine Candido Sudré O ensino-aprendizagem de alunos Surdos no Ensino Médio em classe de ensino regular
Mestrado
2008

Débora Moura

O uso da LIBRAS no ensino de leitura de Português como segundalíngua para Surdos: um estudo de caso em uma perspectiva bilíngüe

Mestrado
2008
Elizete Cardoso Ibrahim A música na formação crítico - discursiva do aluno de língua estrangeira: uma pesquisa crítica de intervenção
Mestrado
2008
João Batista Teixeira da Silva A Abordagem Tranversal na Formação Crítica, Reflexiva e Humanista de Alunos de um Curso de Letras: Inglês
Mestrado
2006
Juliana Pontes Viana As concepções ensino-aprendizagem de uma professora de inglês: uma relação entre prescrição e ação
Mestrado
2010
Renata Pomés Salles da Silva Bachert Torres O Desafio da Construção de Valores no Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa
Mestrado
2007
Sabrina Camargo de Oliveira Sentidos e significados sobre inclusão e ensino-aprendizagem: reflexões de um aluno com necessidade especial e de sua professora de inglês
Mestrado
2008
Gleiciane Oliveira de Morais Relação entre sentidos e significados de alunos da escola pública sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa e a construção de uas identidades como aprendizes.
Mestrado
2009
Fábio Wolf A linguagem do professor como mediador crítico: instrumento de transformação social
Mestrado
2008
Lucy Conceição Simões Formação de professores alfabetizadores em contexto de HTPC
Mestrado
2009
Patrícia Urvinis Reflexões Sobre os saberes locais- globais de professoras de inglês da rede pública
Mestrado
2009
Célia Magalhães de Souza Dilemas da escola inclusiva
Mestrado
2006
Rubens Fernando de Souza Lopes A elaboração de material didático: instrumento de (re)constituição do professos de inglês
Mestrado
2009


Orientadora: Profª Drª Beth Brait [site] [Lattes] [Email]
Aluno(a) Título
Categoria
Ano de Defesa
Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva Retratos dialógicos da clínica: um olhar discursivo sobre relatórios de atendimento psicopedagógico
Doutorado
2010
Anderson Salvaterra Magalhães Subjetivação, jornalismo e ética: uma abordagem dialógica
Doutorado
2010
Lucimara de Olivera O sermão da Sexagésima: Uma Arena de Vozes
Mestrado
2008
Adail Sobral Elementos sobre a formação de gêneros discursivos: a fase "parasitária" de uma vertente do gênero de auto ajuda
Doutorado
2006
Anselmo Pereira de Lima A interação professor-aluno em um centro de formação profissional ferroviário
Mestrado
2004
Maria Inês Batista Campos Identidade em construção: presenças francesa, brasileira e paulista em crônicas de cultura da Revista do Brasil (1922-1925)
Doutorado
2002
Paulo Rogério Stella Você estuda ou trabalha? Estudo do termo "trabalho" em contexto acadêmico
Mestrado
2001
Regina Braz da Silva Santos Rocha A escrita argumentativa:
Diálogos com um livro didático de português
Mestrado
2010
Renata Almeida de Souza Aranha e Silva O Discurso do Metre-de-Cerimônias: Perspectiva Dialógica
Mestrado
2007
Rosineide de Melo Delegacia de polícia: defesa da mulher? Um enfoque dialógico
Mestrado
2001
Rosineide de Melo Atas: Registro de Lutas Discursivas da Escola Peixoto Gomide de Itapetininga
Doutorado
2006
William Roberto Cereja Uma proposta dialógica de ensino de literatura no ensino médio
Doutorado
2004



Orientadora: Profª Drª Fernanda Coelho Liberali [site] [Lattes] [Email]
Aluno(a) Título
Categoria
Ano de Defesa
Ilka Schapper Santos O Fluxo do Significado do Brincar na Cadeia Criativa: argumentação e formação de pesquisadores e educadores
Doutorado
2010
Dionéia Menin de Oliveira A atividade aula de teatro como instrumento na produção de conhecimento
Mestrado
2011
Danielle Gazzotti Resolução de Conflitos em Contextos de Educação Infantil Bilíngue
Mestrado
2011
Isabel Aparecida Pereira Amancio Portfólio: Desafio à Prática e à Formação Docente
Mestrado
2011
Airton Pretini Junior Enunciados Narrativos e Performáticos no Ensinoaprendizagem com Base em Atividades Sociais: A Relação Teoria-Prática na Formação de Professores
Mestrado
2011
Teresa D'Angelo Santos A Formação do Agir Crítico-Reflexivo nas Aulas de Filosofia
Mestrado
2011
Valquiria dos Santos Rodrigues O papel da argumentação na zona de colaboração e criticidade
Mestrado
2010
Mônica Galante Gorini Guerra Formação de educadores: produzindo conhecimento e possibilitando mudanças sociais na comunidade
Doutorado
2010
Gabriela Barbosa Amarante de Mello Freire Conhecer, vivenciar, desejar: "Perejivanie" no ensino em francês
Mestrado
2010
Maria Cristina Meaney Argumentação na formação do professor na escola bilíngue
Mestrado
2009
Valentina Imaculada Claudino A atividade de leitura de histórias em quadrinhos/tiras na formação do leitor crítico: um estudo no programa ação cidadã
Mestrado
2008
Ana Maria Fernandes David As Concepções de Ensino-Aprendizagem do Projeto Político-Pedagógico de uma Escola de Educação Bilíngue
Mestrado
2007

Ana Paula Barbosa Risério Cortez

A Língua Inglesa Como Objeto E Instrumento Mediador De Ensino-Aprendizagem Em Educação Bilíngüe Educação Bilíngue
Mestrado
2007

Andrea Vieira Miranda

Ensino de Inglês para crianças: a participação dos alunos e professora na construção do conhecimento
Mestrado
2003
Claudia Cristina Cabreira Melão Práticas discursivas em transformação: Aulas e sessões reflexivas
Mestrado
2001
Eduardo de Andrade Gonçalves

Reflexão Crític A Na Atividade Reunião Pedagógica

Mestrado
2007
Elaine Fernandes Mateus Atividade de aprendizagem colaborativa e inovadora de professores: ressignificando as fronteiras dos mundos universidade-escola
Doutorado
2005
Eliana Keiko Hirano Dificuldade de aprendizagem? A reconstrução de identidade de um aprendiz de língua estrangeira na relação com o outro
Mestrado
2003
Francisco Estefogo Reflexão crítica: Caminhos para novas ações
Mestrado
2001
Geraldo Carlos Barbosa A Atividade de Avaliar no SARESP
Mestrado
2005
Helena Wolffowitz Miascovsky A Produção Criativa na Atividade Sessão Reflexiva em Contextos de Educação Bilíngüe
Mestrado
2008
Luciane Nigro Charlariello Atividade prescrita e atividade realizada: reflexões críticas de uma professora de inglês
Mestrado
2005
Márcia Sueli Pereira da Silva Schneider O Planejamento de Aula em Dois Contextos: do Institucional ao Colaborativo
Mestrado
2003
Maria Crisitina Carapeto Lavrador Alves Encontros de formação: repensar e construir
Mestrado
2004

Mônica Galante Gorini Guerra

Conselho De Classe: Que Espaço É Esse?

Mestrado
2006
Palma Simone Tonel Rigolon O trabalho monográfico: um instrumento mediador da reflexão crítica na formação inicial do professor da lingua inglesa
Doutorado
2006
Roseli Peixoto GRubert O impactp das prescrições governamentais: representações de professoras sobre o artigo 6º da Resolução CNE/CP 01/2002
Mestrado
2004
Rosemary Hohlenwerger Schettini A Construção do Objeto em uma Rede de Sistemas de Atividade de Formação de Professores (Resafop)
Doutorado
2006
Rosiméri Lucioli As perguntas como mediadoras na construção de conhecimentos
Mestrado
2003
Rosineide A. da Silva Oficina Pedagógica: Necessidades e objeto da atividade em contradição Mestrado
2006
Sonia Naomi Fuji Leitura, formação de conceitos e construção de cidadania
no Projeto Leitura nas Diferentes Áreas

Mestrado
2008
Sueli Salles Fidalgo A avaliação de ensino-aprendizagem: Ferramenta para a formação de agentes críticos
Mestrado
2002
Valdite Pereira Fuga Eu não sabia... Um estudo sobre a tomada de consciência
Mestrado
2003
José Carlos Barbosa Lopes Leitura em inglês com surdos: possibilidades.
Mestrado
2009
Valdite Pereira Fuga O Movimento do Significado de Grupo de Apoio na Cadeia Criativa de Atividades no Programa Ação Cidadã
Doutorado
2009
Norma Wolffowitz Sanchez Formação de professores para educação infantil bilíngue
Mestrado
2009


Orientadora: Profª Drª Heloisa Collins [site] [Lattes] [Email]
Aluno(a) Título
Categoria
Ano de Defesa
Alexandra Fogli Serpa Geraldini Docência no Ambiente Digial: Ações e Reflexão
Doutorado
2003
Alice Cunha de Freitas América mágica, Grã-Bretanha real e Brasil tropical: um estudo lexical de panfletos de hotéis
Doutorado
1997
Aurea Elaine Tozo Barbosa Comunidade de Aprendizagem em Curso On-Line: Um Estudo de Processo de Formação
Mestrado
2006
Betina von Staa Elaboração e avaliação de design de curso instrumental on-line de escrita acadêmica em inglês
Doutorado
2003
Bob Wyatt

'The complete consort dancing together...':Interaction in e-mail

Mestrado
1997
Célia Maria Macedo de Macedo A reclamação e o pedido de desculpas: uma análise semântico-pragmática de cartas no contexto empresarial
Doutorado
1999
Erisana Célia Sanches Victoriano Netspeak e Participação em Fóruns de Discussão Online
Mestrado
2005
Izaura Maria Carelli Estudar on-line: análise de um curso para professores de inglês na perspectiva da teoria da atividade
Doutorado
2003
José Carlos Vieira de Mello Filho Análise e transformação de aspectos organizacionais de um curso online
Mestrado
2005
Liliane Pereira da Silva As dificuldades de comunicação argumentativas em fóruns de discussão online com finalidade pedagógica
Mestrado
2010
Lucilene Santos Silva Fonseca O uso do blog no ensino de jovens e adultos: uma investigação em Linguística Aplicada
Mestrado
2009
Maria Cristina Peniago Lopes Interação nas aulas de inglês oral: em sala de aula e em laboratório de informática
Mestrado
2000
Maria do Carmo Martins Fontes

Aprendizagem de inglês via internet: descobrindo as potencialidades do meio digital

Doutorado
2002
Maria Paula Salvador Wadt Questões de avaliação de design de um curso de inglês online
Mestrado
2002
Maria Paula Salvador Wadt Complexidade e auto-eco-organização: implicações para o professor on-line
Doutorado
2009
Sergio Iesca Rodrigues As vantagens geradas na comunicação entre aluno e curso a distância pela organização de elementos visuais através de leis da Gestalt
IC
2005
Solange Maria Sanches Gervai A Mediação Pedagógica em contextos de aprendizagem online
Doutorado
2007
Taïs Bittencourt da Rocha Bressane Construção de identidade numa empresa em formação
Mestrado
2000
Tais Bittencourt da Rocha Bressane Processos e produtos no ensino de construção de hipermídia
Doutorado
2006
Terezinha Maria Sprenger Conscientização e autonomia em formação on-line de professores
Doutorado
2004
Wilson Antônio Liberato Nas Ondas do rádio: Uma investigação sobre a aprendizagem incidental de inglês pelo rádio
Mestrado
2003


Orientadora: Profª Drª Leila Barbara [site][Lattes] [Email]
Aluno(a) Título
Categoria
Ano de Defesa
Maria do Rosário da Silva Albuquerque Barbosa CONTE UMA HISTÓRIA ...Um estudo de gêneros na escola sob a ótica da Lingüística Sistêmico-Funcional
Doutorado
2009
Áurea Lúcia de Oliveira e Silva A Interação escritor-leitor através de escolhas lingüísticas: Um estudo em textos de espiritualidade, auto-ajuda e de Chiara Lubich
Mestrado
2000
Carolina Penteado Siqueira Análise temática em estudos de tradução: O caso dos relatórios anuais de empresas brasileiras
Mestrado
2000
Danielle Toledo-Pereira Escolhas temáticas no discurso de guias de turismo e monitores de museus no Brasil e na Espanha
Mestrado
2005
Fabíola Ap. Sartin Dutra Parreira Almeida
Os recursos léxico-gramaticais de Atitude no discurso de dois 
professores universitários

Doutorado
2008
Fernanda Beatriz Caricari de Morais
As mulheres na política brasileira: Um estudo sob a perspectiva Sistêmico-Funcional
Mestrado
2008
Gláucia Mara Terzian Negociação em chats educacionais
Mestrado
2004
Isabel Alencar Lacombe Navegando e aprendendo: reflexões sobre um Curso de inglês via rede mundial de computadores
Mestrado
2000
Izabella Santos Martins
Construção e representação de realidades no discurso de 
falantes com esquizofrenia: uma abordagem sistêmico-funcional

Doutorado
2008
Jamilson José Alves-Silva Os Pronomes Pessoais em Espanhol e em Português: um Estudo Constrativo sob a Perspectiva Sistêmico-Funcional
Mestrado
2004
João Paulo Soares Estudo Sistêmico-Funcional da Estrutura Lógica de Artigos de
Revista em Inglês
Mestrado
2008
Magda M. C. de Oliveira e Costa Schliemann Inglês instrumental no ensino médio: A interação segundo as percepções dos alunos
Mestrado
2000
Márcia Assumpção As representações da mulher profissional brasileira e norte-americana construídas pela mídia impressa
Mestrado
2008
Marcia Costa Bonamin Análise organizacional e léxico-gramatical de duas seções de revistas de informática, em inglês
Mestrado
1999
Maria Eugênia Batista E-mails na troca de informação numa multinacional: O gênero e as escolhas léxico-gramaticais
Mestrado
1998
Maria Silvia Fernandes da Silva Análise lexical de folhetos de propagandas de escolas de línguas e as representações de ensino
Mestrado
1999
Marta Janete Malacrida Estudo de caso de um professor participante do programa de formação contínua em serviço via internet teachers´links
Mestrado
2006
Mauro Tadeu Baptista Sobhie Linguagem e Marketing industrial: Interação em prospectos
Mestrado
2003
Mauro Tadeu Baptista Sobhie Análise comparativa de avaliação em press releases e notícias
Ano: 2008
Doutorado
2008
Orlando Vian Jr Conceito de gênero e análise de textos de vídeos institucionais
Mestrado
1997
Orlando Vian Jr O planejamento de cursos instrumentais de produção oral com base em gêneros do discurso: mapeamento de experiências vividas e interpretações sobre um percurso
Doutorado
2002
Palma Simone Tonel Rigolon O jogo como atividade mediadora da interação na sala de aula de inglês oral
Mestrado
1998
Rodrigo Esteves de Lima-Lopes Estudos de transitividade em Língua Portuguesa: O perfil do gênero cartas de venda
Mestrado
2001
Rosângela Aparecida Dantas de Oliveira A imagem empresarial e seus diferentes públicos num evento de fusão corporativa: um estudo em espanhol
Mestrado
2004
Valeria Branco Moreira Pinto dos Santos Padrões interpessoais no gênero de cartas de negociação
Mestrado
1999


Orientadora: Profª Drª Lúcia Maria Guimarães Arantes [site] [Lattes] [Email]
Aluno(a) Título
Categoria
Ano de Defesa
Claudia Cerqueira Clínica de linguagem: interrogações e pontuações sobre retardo de linguagem a partir de atendimento de uma criança.
Mestrado
2005


Orientadora: Profª Drª Mara Sophia Zanotto [site] [Lattes] [Email]
Aluno(a) Título
Categoria
Ano de Defesa
Annemarie de Moraes Heltai Lima Representações sobre o processo de ensino-aprendizagem de inglês: Uma análise das práticas discursivas de uma aluna na aula particular
Mestrado
2007
Claudia Cristina Ferreira Ferling A Leitura de poemas em LE: metáforas como desafios cognitivos
Mestrado
2005
Vagner Quartezan
Leitura de textos em língua inglesa: construindo uma prática dialógica de leitura
Mestrado
2010
Renata Angélica Pozzeti A formação do professor leitor: práticas de leitura em diferentes contextos
Mestrado
2007
Vilma Lemos Texto publicitário em evento de leitura: a ação reflexiva e crítica do professor
Doutorado
2005


Orientadora: Profª Drª Maria Antonieta Alba Celani [site] [Lattes] [Email]
Aluno(a) Título
Categoria
Ano de Defesa
Heloísa Martins e Ortiz Educadores em formação: uma experiência colaborativa de professores em (trans)formação inicial
Mestrado
2002
Janete Zygmantas O Ensino-Aprendizagem de Leitura em LE: > Foco na (Re)Construção de Significados
Mestrado
2004
Mônica Ferreira Mayrink Refletindo, interagindo, praticando... Nas trilhas da construção do conhecimento sobre o ser professor
Mestrado
2000
Myriam Brito Corrêa Nunes O professor em sala de aula de leitura: desafios, opções, encontros e desencontros
Doutorado
2000
Patrícia Januária Silva Cunha Crenças de alunos sobre ensino/aprendizagem de inglês: um estudo na Escola Técnica Estadual
Mestrado
1998
Paula Tatianne Carréra Szundy

A construção do conhecimento no jogo e sobre o jogo ensino-aprendizagem de le e formação reflexiva

Doutorado
2005
Taciana Oliveira C. Coelho A reflexão como estratégia de aprendizagem de língua inglesa - uma experiência no ensino da leitura
Mestrado
2000
Tony Berber Sardinha Conhecimento prévio e proficiência na compreensão de telenotícias em inglês como língua estrangeira
Mestrado
1991


Orientadora: Profª Drª Maria Cecília Camargo Magalhães [site] [Lattes] [Email]
Aluno(a) Título
Categoria
Ano de Defesa
Claudia Gil Ryckebusch A Roda de Conversa na Educação Infantil: uma abordagem crítico-colaborativa na produção de conhecimento
Doutorado
2011
Maria Cecília Camargo Magalhães A study of teacher-researcher collaboration on reading instruction for chapter one students
Doutorado
1990
Ana Paula de Francisco Oliveira A colaboração crítica na compreensão e transformação do ensino-aprendizagem de inglês: atividade de formação de professor
Mestrado
2011
Alice Yoko Horikawa As representações e a prática pedagogica transformadora: Uma análise do discurso da e sobre a sala de aula
Mestrado
2001
Alice Yoko Horikawa Modos de ler do professor em contexto de uma prática de leitura de formação continuada: uma análise enunciativa
Doutorado
2006
Alzira da Silva Shimoura Projeto de formação de professores de inglês para crianças: o trabalho do formador
Doutorado
2005

Ana Amélia Sanches Costa

A literatura infantil no desenvolvimento da narrativa em crianças oriundas de contextos de baixa escolaridade

Mestrado
2009
Angélica Miyuki Farias Entrevista escolar: Uma possibilidade de construção de meta-conhecimento?
Mestrado
1999
Cristiane Castelani Dellova A mediação no ensino-aprendizagem de inglês para crianças:
o papel do lúdico
Mestrado
2009
Ediney Gusmão Junior O Recurso cênico teatral como instrumento de ensinoaprendizagem quanto à organização de textos narrativos na escola pública.
Mestrado
2009
Ermelinda Barricelli A Reconfiguração pelos Professores da Proposta Curricular de Educação Infantil
Mestrado
2007
Fernanda Coelho Liberali O papel do coordenador no processo reflexivo do professor
Mestrado
1994
Fernanda Coelho Liberalli

O Diário como ferramenta para reflexão crítica

Doutorado
1999
Fernanda Moreno Cardoso Algumas relações possíveis entre o discurso da sala de aula e sobre o processo ensino-aprendizagem de ciências
Mestrado
2000
Jacira Veríssimo de Souza Leitura no Ensino Médio: Uma experiência interdisciplinar no contexto da escola pública
Mestrado
2008
Lívia Maria Villela de Mello Motta Aprendendo a ensinar inglês para alunos cegos e com baixa visão: um estudo na perspectiva da teoria da atividade
Doutorado
2004
Magali do Nascimento de Paula Formação de professores na Universidade: um espaço em construção
Mestrado
2001
Marcia Maria Scarranaro Aula de História: uma perspectiva colaborativa na produção de
conhecimento no ensino médio
Mestrado
2010
Marcos Cesar Polifemi Desenvolvimento de coordenadores: possibilidade de se aprender a trabalhar aprendendo
Mestrado
1998
Maria Helena Silveira O Glossário como instrumento de desenvolvimento em contexto de ensino de matemática.
Doutorado
2010
Maria Otilia Guimarães Instrumentos Investigativos na formação contínua: por uma prática dialógica entre professor e coordenador
Mestrado
2002
Maria Otilia Guimarães Pesquisa Colaborativa: das práticas de pesquisa à resignificação das práticas dos pesquisadores ou Ressignificando a direção Escolar
Doutorado
2006
Marianka de Souza Gonçalvez Produção de Texto em Aulas de Reforço no Ensino Fundamental
Mestrado
2006
Mona Mohamad Hawi Sentidos da atividade de ensino de professores universitários: contribuições da teoria da atividade
Doutorado
2005
Mônica de Toledo e Silva Spegiorin Por uma outra geografia escolar: O prescrito e o realizado na atividade de ensino - Aprendizagem de geografia.
Mestrado
2007
Nalini Iara Leite Arruda Atividade de ensino- aprendizagem de língua inglesa desafios na construção da cidadania
Mestrado
2006
Noeli Aparecida Rodrigues de Oliveira A htpc como espaço de formação: uma Possibilidade
Mestrado
2006
Solange T. Ricardo de Castro A linguagem e o processo de construção do conhecimento: Subsídios para a formação do professor de inglês
Doutorado
1999
Sônia Maria Nolasco

Projeto Hora da Leitura: Os Sentidos/Significados sobre Leitura de Professores do Ensino Fundamental II

Mestrado
2006
Tania Regina de Souza Romero A interação coordenador e professor: um processo colaborativo?
Doutorado
1998
Ana Amélia Sanches Costa A Literatura infantil no desenvolvimento da narrativa em crianças oriundas de contextos de baixa escolaridade
Doutorado
2009
Elvira Maria Godinho Aranha O papel do diretor escolar: uma discussão colaborativa
Mestrado
2009

Wellington de Oliveira

A colaboração crítica no desenvolvimento de uma atividade de formação de professores a distância.
Doutorado
2009



Orientadora: Profª Drª Maria Cecília P. de Souza-e-Silva [site] [Lattes] [Email]
Aluno(a) Título
Categoria
Ano de Defesa
Cecília Hartt Pereira e Lopes da Fonte As imagens construídas discursivamente por uma professora e seus alunos em um curso de inglês no ambiente empresarial: o e-mail no trabalho
Mestrado
2003
Elisa Corbett Linguagem na atividade de trabalho: tensão em dia de overbooking
Mestrado
2000
Elisabeth Eboli de Melo Práticas discursivas na construção de uma imagem institucional
Mestrado
1999
Franciscus Willem Antonius Maria Van De Wiel Trabalho e malandragem como repressão e transgressão nas canções da ‘Ópera do Malandro’ de Chico Buarque
Doutorado
2003
Letícia Moreira Dias Kayano A relação prescrito/real em sala de aula
Mestrado
2005
Luiz Marine José do Nascimento O que diz e o que faz a Folha de S. Paulo com o seu dizer:as imagens do discurso nos editoriais sobre a compra de votos
Mestrado
2003
Maria Inês Sarno Otranto A interação linguageira dentista- paciente na atividade de trabalho em triagem de clínica odontológica
Mestrado
2006
Maria Inês Sarno Otranto A atividade de trabalho do dentista “traduzida”pela linguagem dos advogados, em processos civis
Doutorado
2009
Márcia de Azevedo Arouca Do discurso à educação no Brasil: uma interlocução com a Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96
Doutorado
2003
Marcos Antonio de Moura Vieira A atividade, o discurso e a clínica: uma análise dialógica do trabalho médico
Doutorado
2002
Maria del Carmen Fátima González Daher Discursos presidenciais de 1º de maio: a trajetória de uma prática discursiva
Doutorado
2000
Maria Juliana Amatuzzi O.Algodoal As práticas de linguagem em situações de trabalho de operadores de telemarketing ativo de uma editora
Doutorado
2002
Roselene dos Anjos O discurso da Central Única dos Trabalhadores em seu 7º Congresso Nacional - Buscando a identidade e construindo o enfrentamento
Mestrado
2002
Telma Martins Peralta A Atividade Docente mediada pelo uso do Livro Didático
Mestrado
2003
Vera Lúcia de Albuquerque Sant'Anna Mercosul em notícia: uma abordagem discursiva do mundo do trabalho
Doutorado
2000


Orientadora Profª Drª Maria Francisca Lier-De Vitto [site] [Lattes] [Email]
Aluno(a) Título
Categoria
Ano de Defesa
Daniela Cristina Spina-de-Carvalho Clínica de linguagem:algumas considerações sobre intrepretação
Mestrado
2003
Juliana Marcolino A clínica de linguagem com afásicos: indagações sobre um atendimento
Mestrado
2004
Lúcia Arantes Diagnóstico e clínica de linguagem
Doutorado
2001
Luciana Leite Sobre o efeito sintomático e a produção escrita das crianças
Mestrado
2000
Mariana Trenche de Oliveira Ecolalia: quem fala nessa voz?
Mestrado
2001
Milena de Faria Trigo Distúrbios articulatórios: da articulação de um sintoma à desarticulação de uma fala
Mestrado
2003
Rosana Landi Sob o efeito da afasia: interdisciplinaridade como sintoma nas teorizações
Mestrado
2000
Roseli Vasconcellos Paralisia Cerebral: a fala na escrita
Mestrado
1999
Suzana Carielo da Fonseca Afasia: a fala em sofrimento
Mestrado
1995
Suzana Carielo da Fonseca O afásico na clínica de linguagem
Doutorado
2002
Viviane Orlandi Faria Distúrbio articulatório: um pretexto para refletir sobre a disjunção teoria e prática na clínica de linguagem
Doutorado
2004


Orientadora Profª Drª Maximina Freire [site] [Lattes] [Email]
Aluno(a) Título
Categoria
Ano de Defesa
Elisabeth Pacheco Lomba Kozikoski A Produção Escrita em Língua Inglesa nas Interfaces Papel e Blog
Mestrado
2007
Andrea Almeida Perina As crenças do professor em relação ao computador: coletando subsídios
Mestrado
2003
Eliane Andreoli dos Santos O computador na aula de inglês no ensino fundamental: os interesses dos alunos e a elaboração de tarefa baseada em gênero
Mestrado
2002
Maria Cristina Lima Paniago Lopes Formação tecnológica de professores e multiplicadores em ambiente digital
Doutorado
2005
Maria Eugenia Witzler D´Esposito O olhar e o enxergar: em busca de uma prática reflexiva para o desenvolvimento da escrita em língua inglesa.
Mestrado
2004
Maria Fernanda Mendes Pereira Entre o querer fazer e o saber fazer: uma ponte em contínua construção pelo professor e alunos na aula de inglês
Mestrado
2004
Paulo Sergio Rezende Oficinas virtuais temáticas: Interação e docência em língua inglesa
Mestrado
2003
Renata Chimim O fazer, o saber e o ser: reflexões de/sobre professores de inglês de uma escola de idiomas
Mestrado
2003
Rosemary Aparecida Pereira de Souza As tecnologias na formação pré-serviço de professores de inglês: uma proposta para ambientação multimídica
Mestrado
2003

Orientadora: Profª Drª Rosinda Guerra Ramos [site] [Lattes] [Email]
Aluno(a) Título
Categoria
Ano de Defesa
Ademar Soares Castelo Branco Representações sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua Inglesa de alunos iniciantes de um curso de Letras
Mestrado
2005
Ana Maria Affonso Cunha Representações de uma comunidade escolar sobre o trabalho do professor de Inglês: Prescrição e Reflexão
Doutorado
2008
Ana Maria Affonso Cunha A prática reflexiva do professor de inglês: mudanças de representações e construção de identidades
Mestrado
2003
Andrea Patricia Nogueira Uma unidade didática para o ensino de inglês: percepçõesa de alunos e professora
Mestrado
2005
Andrea Patricia Nogueira A Reconstrução de uma unidade didática para o ensino de inglês e as precepções de alunos.
Doutorado
2010
Andrea Ricci Representações sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa dos alunos da 5ª e 8ª séries de uma escola pública do estado de São Paulo.
Mestrado
2007
Antonieta Cristina Simonato Tonetti A compreensão oral em inglês por meio de filmes em DVD: a percepção de alunos sobre uma unidade didática
Mestrado
2007
Célia Aparecida Barros Santiago Uma situação de aprendizagem de língua inglesa com alunos da EJA: percepções sobre uma unidade didática e a aprendizagem
Mestrado
2008
Cleide Diniz Coelho Cortez Atividades de inglês mediadas pelo computador: um caminho para o letramento digital.
Mestrado
2007
Cynthia Regina Fischer Formação tecnológica e o profesor de inglês: Explorando níveis de letramento digital.
Doutorado
2007
Elizandra Zeulli Apresentação oral nas aulas de Língua Espanhola – Desempenho lingüístico, fatores afetivos e avaliação da atividade
Mestrado
2007
Eloisa Assis Costa A aprendizagem de inglês em empresas: o aluno e suas representações
Mestrado
2002
Elza da Glória Jorge A produção oral em Língua Inglesa: Atividades teatrais como possibilidade
Mestrado
2006
Heloiza Helena Lanza Uso pedagógico do blog no ensino- aprendizagem de espanhol.
Mestrado
2007
Jorge Onodera Análise de necessidades do uso da Língua Inglesa na execução de tarefas em uma empresa multinacional.
Mestrado
2010
José Neto Cândido Torres O papel do multiplicador na reelaboração colaborativa de uma unidade didática.
Mestrado
2010
Keila Rocha Reis de Carvalho Apresentações orais de trabalhos científicos na especialidade de pneumologia
Mestrado
2003
Luciana Costa Nogueira Percepções de professores-curistas sobre um curso de inglês mediado por computaror.
Mestrado
2009
Luciana Penna O 'speech' nas aulas de inglês: reflexões do aluno e contribuições para o seu desempenho
Mestrado
2000
Luciana Lorandi Honorato de Ornellas Representações de professores de inglês do Ensino Fundamental I
Mestrado
2010
Luciene Novais Mazza Os lexical bundles na busca por semelhanças em um documento do setor farmacêutico.
Mestrado
2009
Márcia Mathias Pinto O inglês no mercado de trabalho do secretário executivo bilíngüe: uma análise de necessidades
Mestrado
2002
Maria Angela Grigoleto Masin Análise de Necessidades na Disciplina de Inglês em um Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial
Mestrado
2009
Marta de Faria e Cunha Monteiro Representações de professores de inglês em serviços sobre a Abordagem Instrumental: um estudo de caso.
Mestrado
2009
Renato Antonio de Souza Análise de necessidades do uso da língua inglesa em contexto profissional: área editorial
Mestrado
2009
Roberta Lopes O uso do Caderno do Professor na escola pública estadual: percepções de alunos e professora.
Mestrado
2010
Sérgio Roberto da Motta Compreensão escrita de história em quadrinhos em língua estrangeira
Mestrado
2009
Silvia Matravolgyi Damião Desenho e redesenho de um curso instrumental de inglês mediado pela construção de um site: uma experiência com tecnologia
Doutorado
2006
Silvio Tadeu de Oliveira O computador no curso de letras: representações do professor pré-serviço
Mestrado
2004
Zelia Cemim Cardoso Zelia Cemim CardosoUma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizagem.
Doutorado
2008
Zico Ferreira de Souza Representações de alunos sobre ensinar-aprender inglês e seu (des)interesse em estudar essa língua.
Mestrado
2009


Orientadora: Profª Drª Sandra Madureira [site] [Lattes] [Email]
Aluno(a) Título
Categoria
Ano de Defesa
Gláucia Laís Salomão Registros vocais no canto: aspects perceptivos, acústicos, aerodinâmicos e fisiológicos. Doutorado
2008
Fabiana Nogueira Gregio Configuração do trato vocal supraglótico na produção das vogais do português brasileiro: dados de imagens de ressonância magnética
Mestrado
2006

Fabíola Adriana Rodrigues De Oliveira Castilho

Questões De Pronúncia Em Língua Inglesa: Fatores Desencadeantes Da Percepção Do
Sotaque Do Falante Brasileiro De Língua Inglesa Em Relação À Produção Dos Sons Fricativos Alveolares

Mestrado
2004
Izabel Cristina Viola O GESTO VOCAL: a arquitetura de um ato teatral
Doutorado
2006
Lucia Rodrigues Alves Compreensão Oral: A Habilidade Cinderela
Mestrado
2003

Luciana Gomes Carrijo Andrade

ESTUDO DA CORRELAÇÃO ENTRE QUALIDADE VOCAL E DISFAGIA PÓS-ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL: aspectos acústicos, fisiológicos e perceptivos
Mestrado
2004
Luisa Barzaghi-Ficker Produção E Percepção Das Plosivas Do Português Brasileiro: Estudo Fonético-Acústico Da Fala De Um Sujeito Com Deficiência Auditiva
Doutorado
2003
Márcia Polaczek Compreensão oral em língua estrangeira: aspectos psicolingüísticos, fatores fonético-fonológicos e questões de ensino-aprendizagem
Mestrado
2003

Paulina Dalva Artimonte Rocca

A Tecnologia de Fala Aplicada ao Ensino da Entoação da Língua Inglesa para Falantes Nativos da Língua Portuguesa
Doutorado
2003
Regina Yu Shon Chun A voz na interação verbal: como a interação transforma a voz
Doutorado
2000
Sabrina Cukier Qualidade vocal em indivíduos asmáticos com e sem disfunção paradoxal de pregas vocais: correlatos perceptivo-auditivos, acústicos e fisiológicos
Mestrado
2006
Zuleica Antonia de Camargo Análise da qualidade vocal de um grupo de indivíduos disfônicos: uma abordagem interpretativa e integrada de dados de natureza acústica, perceptiva e eletroglotográfica
Doutorado
2002


Orientador: Profª Drª Sumiko Nishitani Ikeda. [site] [Lattes] [Email]
Aluno(a) Título
Categoria
Ano de Defesa
Almiro Dottori Filho A causalidade em português: suas expressões, seus tipos e suas funções
Mestrado
2005
Ana Cristina Souza de Alcântara A Notícia Esportiva em Foco - Uma Análise Estrutural e Pragmática do Gênero
Mestrado
2005
Anaid Bertezlian Sazdijian As redações do SARESP:O texto argumentativo e a análise das Três Pontas
Mestrado
2007
Angela Kim Arahata A Persuasão implícita e a argumentação através dos modos narrativo e descritivo: Um enfoque sistêmico-funcional
Mestrado
2011
Christina Armbrust As funções das construções passivas em editoriais em português e em inglês – um estudo à luz da perspectiva sistêmico-funcional
Mestrado
2006
Claudia Moreira dos Santos A discriminação no discurso: A categorização da mulher sob o enfoque da linguística sistêmico-funcional
Mestrado
2011
Cristina Glagianone Pinto Cesar As funções das construções passivas em editoriais em português e em inglês – um estudo à luz da perspectiva sistêmico-funcional
Mestrado
2005
Elaine Cristine Fernandes da Silva A estrutura genérica e as escolhas léxico-gramaticais das introduções de dissertações de mestrado na área de lingüística aplicada
Mestrado
2011
Eliane Alves de Sousa Coesão e Coerência em Editorial de Jornal – Uma Perspectiva Sistêmico-Funcional
Mestrado
2004
Fabiana de Fátima Augusto A produção e a compreensão de um texto dissertativo-argumentativo: A estrutura Problema-Solução nas redações do SARESP
Mestrado
2006
Fabiana Pastore Brasil A Discriminação em Clara Dos Anjos, de Lima Barreto, À Luz Da Avaliatividade: Uma Perspectiva Sistêmico-Funcional
Mestrado
2012
Fernanda de Castro Gonçalves Língua e gênero em redações dissertivo-argumentativas: um enfoque sistêmico-funcional
Mestrado
2011
Fernanda Zanelato Oliveira dos Santos A ocorrência e as funções discursivas das construções condicionais na modalidade oral
Mestrado
2010
Giseli Aparecida Gobbo Vidas Secas: um enfoque sistêmico-funcional sob a perspectiva da Avaliatividade
Mestrado
2012
Leila Cristina da Silva O papel dos marcadores discursivos na escrita e na fala: uma taxonomia textual e interpessoal sob o enfoque da linguística sistÊmico-funional
Mestrado
2010
Liliana Bohn Gonçalves De Camargo e Silva A Nominalização e a Persuasão Implícita em Editoriais: Um Enfoque da Linguística Sistêmico-Funcional
Mestrado
2012
Lindinalva Zagoto Fernandes Gerenciamento de conflitos numa reunião empresarial
Mestrado
2006
Marcelo Saparas A Estrutura do Grupo Nominal no Rema:A Realização do Dinamismo Comunicativo
Mestrado
2007
Maria Célia da Silva Orlando A coerência e a coesão nas redações dos alunos do Ensino
Médio sob a perspectiva da Lingüística Sistêmico - Funcional
Mestrado
2008
Marisa de Mitri Ruiz Omaki A persuasão na propaganda e a criação de mundo textual sob a perspectiva da linguística sistêmico-funcional
Mestrado
2010
Miriam Bacha Miranda Barbosa Eficácia e persuasão em texto condensado
Mestrado
2006
Rejane Loli A persuasão no discurso de auto-ajuda: Uma abordagem sistêmico-funcional
Mestrado
2008
Rosania Felix Nakasaki A persuasão em dois gêneros discursivos: um enfoque sistêmico-funcional
Mestrado
2011
Rosemary Neves de Sales Dias As diferentes categorias dos hotéis da Rede Accor na cidade de São Paulo: As dimensões avaliativas dos folders do Hotel Formule 1 e do Hotel Sofitel de São Paulo
Mestrado
2006
Samuel da Silva A Persuasão na Propaganda de Cervejas: Sob o Enfoque Sistêmico-Funcional
Mestrado
2012
Silmara Parise Barbosa As escolhas léxico-gramaticais das crianças de 5 a 6 anos: Interface entre a realidade e o jogo do faz de conta sob a perspectiva da linguítstica sistêmico-funcional
Mestrado
2008
Simone Ruiz Martins A expressão do tempo e do aspecto verbal em narrativas escritas infantis
Mestrado
2002
Sonia Maria Lopes de Paula O metadiscurso em introduções de artigos científicos: uma perspectiva sistêmico-funcional
Mestrado
2009
Sonia Regina Longhi Ninomiya Estruturação temática na tradução de textos literários da língua japonesa para a língua portuguesa: um enfoque Sistêmico-Funcional
Doutorado
2012
Tatiana Rigante Os caminhos da persuasão sob a perspectiva da metafunção interpessoal em uma entrevista de talk show
Mestrado
2008
Ulisse Tadeu Vaz de Oliveira Linguistica aplicada e estudos sa linguagem
Mestrado
2007
Wander Marques Vieira A Metáfora E Sua Função Persuasiva Em Artigos De Opinião Sob A Perspectiva Da Lingüística Sistêmico-Funcional
Mestrado
2008


Orientador: Prof Dr Tony Berber Sardinha [site] [Lattes] [Email]
Aluno(a) Título
Categoria
Ano de Defesa
Cristiane Magalhães Bissaco
Ensinando com corpora: Mediação e interação em aulas de espanhol como língua estrangeira

Doutorado

2010
Telma de Lurdes São Bento Ferreira
Linguística de Corpus e autenticidade de livros didáticos: O caso do português como língua estrangeira (PLE)

Mestrado

2010
Maria Cecília Lopes A imagem do Brasil no jornalismo estrangeiro 
Doutorado
2010
Adriana Mazzoni Zaniol Palombo Rossini A linguagem dos contratos bancários internacionais em inglês: um estudo descritivo baseado em Lingüística de Corpus
Mestrado
2005
Agnes dos Santos Scaramuzzi Rodrigues Metáforas do líder empresarial e histórico: uma abordagem baseada em corpus
Mestrado
2007
Alessandra Bautista da Costa Metáforas relacionadas ao tema da amizade sob a perspectiva da Teoria da Metáfora Conceitual e da Lingüística de Corpus na série de TV Friends
Mestrado
2005
Ana Julia Perrotti-Garcia Artigos Médicos em Inglês, Publicados em Periódicos do Brasil e do Exterior: uma análise a partir de corpora comparáveis
Mestrado
2009
Carlos H. Kauffmann O corpus do jornal: variação lingüística, gêneros e dimensões da imprensa diária escrita
Mestrado
2005
Claudia Cecilia Blaszkowski de Jacobi Lingüística de Corpus e ensino de espanhol a brasileiros: descrição de padrões e preparação de atividades didáticas (decir/hablar ; mismo; mientras /en cuanto/ aunque)
Mestrado
2001
Claudia Maria de Oliveira Souza Adverbiais conjuntivos na escrita de alunos brasileiros de inglês como língua estrangeira: Uma pesquisa baseada em corpora
Mestrado
2003
Daniela Penharvel de Alvarenga Campos Confrontando o livro didático de inglês: os verbos try e like numa perspectiva da Lingüística de Corpus
Mestrado
2006
Denise Delegá Lúcio A relexicalização de adjetivos nas redações de alunos de inglês: um estudo baseado em Corpus de aprendiz
Mestrado
2006
Edivania Pinheiro Ferreira Cancian O discurso de uma revista especializada em educação: um olhar sobre a construção metafórica do professor
Mestrado
2008
Eliane Gurjão Silveira Alambert Uma tradução premiada sob a perspectiva da lingüística de corpus
Mestrado
2008
Elias Ferreira Palavra freqüente, pronúncia diferente: a lingüística de corpus auxiliando o ensino da pronúncia do inglês como língua estrangeira
Mestrado
2006
Giseli Previdente Martins Vicentini A linguística de corpus e o seriado Friends como base para o ensino de chunks em sala de aula de língua inglesa
Mestrado
2006
Glauce Amato Serralvo Brit Processo de versão de um artigo acadêmico de marketing com auxilio de corpora eletrônicos e da web
Mestrado
2004
Helena Maria de Andrade Conde Escolhas léxico-gramaticais em composições de alunos avançados de inglês originários de instituições de ensino bilíngües e monolíngües - um estudo multidimensional baseado em corpus.
Mestrado
2002
Helena Mary Celmin Fuzetti Padrões léxico-gramaticais na linguagem de crianças em uma escola americana no Brasil
Mestrado
2003
José Lopes Moreira Filho Desenvolvimento de um software para preparação de aulas de inglês com corpora
Mestrado
2007
Juliana Ferrari ESP, Lingüística de Corpus e Sócio-Interacionismo na elaboração de uma unidade de um material didático para comércio exterior
Mestrado
2004
Lilian de Mello Martins Identificação e tradução de metáforas lingüísticas e conceptuais em abstracts da esfera acadêmica: Uma análise baseada em Lingüística de Corpus
Mestrado
2008
Marcial Soto Balbás Análise de erros, baseada na Lingüística de Corpus, da escrita de aprendizes brasileiros universitários de espanhol como língua estrangeira.
Mestrado
2003
Maria Cecília Lopes Homepages institucionais em português e suas versões em inglês: um estudo baseado em corpus sobre aspectos lexicais e discursivos.
Mestrado
2000
Maria Cibele Gonzalez Pellizzari Alonso Corpus linguístico e a aquisição de falsos cognatos em espanhol como lingua estrangeira
Mestrado
2006
Marcia Veirano Pinto
O uso de things, thing, anything, something e everything em corpora de aprendiz
Mestrado
2008
Marli Aparecida da Silva Martins Beraldi Uso de corpus computadorizado na identificação de inovações lexicais na língua portuguesa
Mestrado
2001
Mauricio Einstoss de Castro Barbosa Material didático para o ensino de inglês instrumental online: uma abordagem experiencial baseada em corpus, gênero e tarefa
Mestrado
2004
Orlando Shergue Dimensão de variação no discurso médico-acadêmico: O artigo de pesquisa e a apresentação de trabalhos científicos em congressos
Mestrado
2003
Osvaldo Succi Jr A utilização da lingüística de corpus e da gramática de padrões na análise de alguns adjetivos presentes em um livro didático de inglês para negócios.
Mestrado
2003
Patrícia Bértoli Dutra Explorando a Lingüística de Corpus e letras de música na produção de atividades pedagógicas
Mestrado
2002
Patrícia Bértoli Dutra Linguagem da música popular anglo-americana de 1940 a 2009
Doutorado
2010
Renata Condi de Souza Dois corpora, uma tarefa: O percurso de coleta, análise e utilização de corpora eletrônicos na elaboração de uma tarefa para ensino de inglês como Língua Estrangeira
Mestrado
2005
Renata Picasso Amarante Uma contribuição da Lingüística de Corpus para a fonologia: um estudo de colocações e aspectos segmentais das vogais da língua inglesa
Mestrado
2005
Roberto Diniz Costa A conversão sob a luz da linguistica de corpus
Mestrado
2006
Rosana de Barros Silva e Teixeira
Termos de (Onco)Mastologia: Uma abordagem mediada por corpus
Mestrado
2011
Willians Ramos Ferreira

Deslexicalização no inglês de alunos brasileiros: um estudo baseado em corpora de aprendizes

Mestrado
2004
Zeli Miranda Gutierrez Gonzalez Lingüística de corpus na análise do internetês
Mestrado
2007