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Grupo de pesquisa CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/13547

Retorno das atividades em 2020 - Grupo de Pesquisa Jovens Urbanos

GP Jovens Urbanos retoma as atividades para 2020 nos encontros regulares às quintas-feiras, com uma sequência de seminários sobre “Estudios afrolatinoamericanos: una introducción”, de Alejandro de la Fuente e George Reid Andrews (Editores), coedição CLACSO/ Afrolatinoamerican Research Institute (Harvard University).


Participe da IV Bienal Latinoamericana y Caribeña en primera infancia, niñez y juventud: de 27 a 31 de julho de 2020, Manizales, Colômbia

O grupo de pesquisa Jovens Urbanos propôs uma mesa e espera pela sua participação: Corpos e territórios: diversidades e lutas por equidade de crianças e jovens em contexto de exclusão racial e de gênero, coordenada por: Profas. Dras. Silvia H.S. Borelli (PUCSP), Rosamaria (Rose) L. M. Rocha (ESPMSP); e, como debatedoras: Profa. Dra. Simone L. Pereira (UNIPSP) e a pesquisadora Maria C.S. Paiva (CEDEPE-PUCSP).

As INSCRIÇÕES se encerram em 09 de março de 2020: https://bit.ly/2HFXvPA

Para mais informações acesse: o site

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XXXII Congresso Internacional – Alas Peru 2019

grupo de pesquisa Jovens Urbanos participou XXXII Congresso Internacional – Alas Peru 2019, que ocorreu em Lima, de 01 a 06 de dezembro de 2019, com as participações dos seguintes integrantes: Profa. Dra. Rosana de Lima Soares (ECA-USP), mestranda Livia Almendary (PEPG CSO PUCSP) e do doutorando Thiago Venanzoni (ECA-USP).

Para mais informações sobre o evento acesse: https://www.alasperu2019.pe/

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IX Escuela Internacional de la Red Iberoamericana de Posgrados en Infancia y Juventud (Red INJU)

Entre 17 e 21 de junho de 2019, em Tijuana, México, ocorreu a IX Escuela Internacional de la Red Iberoamericana de Posgrado en Infancia y Juventud (Red INJU), com a participação do grupo de pesquisa Jovens Urbanos e a contribuição da Profa. Silvia H S Borelli para o debate, que está disponível nos seguintes links: https://www.youtube.com/watch?v=C16R7LEHRJ0 e https://www.youtube.com/watch?v=fs7I0MtdCpk. O tema principal da IX edição foi: “Novas estratégias de mobilidade de meninas, meninos e jovens por meio da migração e do deslocamento na América Latina e no Caribe”.
A Escuela está sob a responsabilidade da La Red de Posgrados del Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO), do Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud (CINDE/ Universidad de Manizales, Colombia), da Red Iberoamericana de Posgrados en Infancia y Juventud RedINJU y el Grupo de Trabajo CLACSO Infancias, Juventudes; a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) é uma das instituições colaboradoras.
O propósito da rede consiste em articular pós-graduandos e gestores de políticas sociais de diversos países, em torno de temáticas comuns, com o fim de fortalecer e enriquecer a formação na área.
Para mais informações, acesse: https://www.clacso.org/escuela-de-posgrado-ix-escuela-internacional-de-la-red-iberoamericana-de-posgrados-en-infancia-y-juventud-red-inju/.

 

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III Bienal Latinoamericana y Caribeña de Infancias y Juventudes: Desigualdades, Desafíos a la democracias, memorias y Re-existencias. 

Do dia 30 de julho a 3 de agosto de 2018, em Manizales, Colômbia, aconteceu a III Bienal Latinoamericana y Caribeña de Infancias y Juventudes e o grupo de pesquisa Jovens Urbanos esteve presente. Um dos objetivos da Bienal foi a reflexão e a intervenção sobre as realidades de crianças, adolescentes e jovens que vivem na América Latina e no Caribe. A Bienal contou com a participação de pesquisadores(as), coletivos juvenis, produtores(as) culturais e organizações da sociedade civil e foi uma “nova oportunidade para tecer a conversa do presente e atribuir outras matizes às utopias que mobilizam os filhos do giro decolonial e os herdeiros da sublevação metafórica do Sul”.
Os sete eixos temáticos foram compostos por dezenas de mesas de trabalho sobre temáticas mais específicas. Pesquisadores(as) de diversas universidades latinoamericanas e caribenhas dialogaram e refletiram sobre seus trabalhos, experiências e conjunturas que vivenciam. Os eixos temáticos foram:

- Eixo 1: Infâncias e Juventudes: Ação Coletiva, Participação, Políticas Públicas e Estado.
- Eixo 2: Desigualdades geracionais: investigações, experiências de transformação social e políticas públicas para a igualdade.
- Eixo 3: Juventudes e Infâncias: Narrativas Culturais e Hegemônicas.
- Eixo 4: Infâncias e Juventudes: Conflitos, Memórias e Construção da Paz.
- Eixo 5: Educação, Infâncias e Juventudes: Desigualdades, desafios para as democracias, memórias e re-existências na educação.
- Eixo 6: Primeira Infância: políticas e re-existências.
- Eixo 7: Epistemologia das Ciências Sociais: Rotas para a compreensão da infância e da juventude.
O grupo de pesquisa Jovens Urbanos participou do Eixo 3, coordenado por Oscar Aguilera R. (Un. del Chile), Rocha L. M. Rose (ESPM/ SP) e Silvia H. S. Borelli (PUCSP), Mesa 11 (Narrativas Culturais e Hegemonias: Juventudes e Infâncias, Cultura, Comunicação e Poder nas Sociedades Latinoamericanas e Caribenhas). A mesa contou com a apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos(as) pesquisadores(as) do grupo Rosana Soares, Maria Cláudia Paiva, André Sanchez Queiroz, Livia Almendary e Ariane Aboboreira.
Os trabalhos podem ser acessados aqui

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Retorno das atividades em 2020 - Grupo de Pesquisa Jovens Urbanos

GP Jovens Urbanos retoma as atividades para 2020 nos encontros regulares às quintas-feiras, com uma sequência de seminários sobre “Estudios afrolatinoamericanos: una introducción”, de Alejandro de la Fuente e George Reid Andrews (Editores), coedição CLACSO/ Afrolatinoamerican Research Institute (Harvard University).