O Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo realiza o  seu VII Encontro de Pesquisadores  em Educação: Currículo, tendo como temática Educação: Aspectos Políticos, Científicos, Éticos e Sociais.

O Encontro de Pesquisadores tem sido uma ocasião de apresentação anual de trabalhos concluídos, e em andamento, de alunos que têm  a oportunidade de expor e debater diversos aspectos de suas pesquisas: a relevância temática, a definição de seus objetos de investigação, as metodologias mais adequadas  e as estratégias mais consistentes para desenvolvê-la. É um momento  de formação do pesquisador que,   nas aulas analisou os fundamentos teóricos de sua pesquisa; nos estudos, estruturou a apresentação textual de suas análises e, no Encontro torna o momento público de comunicação  dos  resultados alcançados  pelo seu  empenho científico.

Nascido do interesse dos alunos,  o Encontro em sua 7ª edição, consolida-se, nesses sete anos, como uma etapa significativa  de incentivo à  publicação e de avaliação coletiva da produção científica discente.

O tema central do Encontro focaliza um núcleo de questões  relevantes para o Currículo. Educação:  aspectos políticos, científicos, éticos e sociais articulam-se e constitui, hoje, um amplo campo de debates científicos. Esses eixos  transversalizam os Núcleos e Linhas de Pesquisa do Programa, e confluem em  um Painel Integrado que contempla tanto a produção  discente, quanto os avanços alcançados pelas  linhas e grupos de pesquisa.
Para enriquecer os debates, foram convidados os egressos para virem apresentar os resultados de seus trabalhos e investigações. O propósito, além de criar um fórum permanente de diálogo e iniciativas entre alunos  atuais e egressos, com vistas a  trabalhos conjuntos em futuro  próximo, é de enfatizar que por mais de 30 anos, o Programa Educação: Currículo vem formando pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, do Brasil e do Exterior.

Por fim, o Encontro pode auxiliar os pesquisadores  a procurar os meios mais consistentes para  concluir seus trabalhos e suscitar novas vias de investigação para  trabalhos finalizados, ou amadurecer novos caminhos possíveis para  pesquisas concluídas.Esse foi o propósito da Comissão  Organizadora, esperando  assim, contribuir para a formação dos novos pesquisadores na  área.

São Paulo,  2008.

Comissão Organizadora

Apoio:
Brasão

Realização:

Pontifícia Universidade Católica APT - Núcleo de Mídias Digitais