Informações Gerais


Sobre o Curso

    Este curso foi implementado na UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais pelo GOPAC - Grupo de Otimização e Projeto Assistidos por Computador - fazendo parte de um projeto apoiado pela Pró-Reitoria de Graduação da UFMG, através do programa PROGRAD97/FUNDO-FUNDEP.

    Quem originalmente escreveu o curso de C foi o aluno de graduação em Engenharia Elétrica, Daniel Balparda de Carvalho. Algumas modificações foram introduzidas pela aluna de doutorado Ana Liddy Cenni de Castro Magalhães  e pelo aluno de graduação em Engenharia Elétrica, Ebenezer Silva Oliveira. Posteriormente, Guilherme Neves Cavalieri, também aluno de graduação em Engenharia Elétrica, modificou as páginas, de forma a facilitar a navegação e utilização do curso. Atualmente ele é mantido  pelo professor Renato Cardoso Mesquita.


Funcionamento do Curso

    O professor, seguindo o calendário do curso, envia à lista de discussão do curso uma série de tarefas (que constam de tópicos a serem estudados nas páginas do curso e exercicios a serem resolvidos) e uma data limite para a solução deles pelos alunos. Na data limite, um gabarito com as respostas dos exercícios é enviado à lista e  novas tarefas são propostas.  A lista de discussões também serve para que os alunos resolvam, assincronamente, suas dúvidas. Um FAQ com as dúvidas mais frequentes é criado com o seu desenrolar.
 
    Você pode trabalhar a qualquer hora, desde que complete suas tarefas no tempo especificado pelo professor. Você estuda nas páginas do Curso, tenta resolver os problemas propostos, envia suas dúvidas para a lista (ou responde as dúvidas de seus colegas) e, posteriormente, lê as respostas. Isto e' chamado "Comunicação Assíncrona".

    O curso foi pensado para tirar partido dos pontos fortes da comunicação assíncrona, ao invés de tentar copiar um modelo que funciona bem nas salas de aula tradicionais. Existem benefícios cognitivos significativos atribuídos à comunicação assíncrona. Como os estudantes tem tempo para rever o material (comentários, páginas do WWW, discussões) e também podem gastar o tempo que quiserem para compor suas respostas, o material e os conceitos são abordados em uma velocidade individualizada. Pode-se atingir um nível de profundidade na comunicação assíncrona superior àquele atingido com a comunicação síncrona.
 
    Apesar da falta de contato físico criar suas dificuldades, ela não necessariamente prejudica o processo educacional. Em um curso como este, todos os estudantes têm oportunidade de participação nas discussões igualadas - não somente os mais extrovertidos. Fatores potenciais de discriminação, como aparência, raça, sexo, etc, desaparecem e as idéias se tornam o foco principal da discussão.


O que é necessário para acompanhar o Curso?

    Para acompanhar o curso você necessitará de acesso à WWW através de um navegador (Netscape ou Microsoft Internet Explorer) e também de um programa para envio e recebimento de e-mails. Além disto, é importante que você tenha disponível um compilador C, padrão ANSI. Um compilador lê o programa que você escreveu em linguagem C e o converte em um código objeto, que e' uma tradução do código fonte em uma forma que o computador pode executar diretamente. Se você não tem um compilador disponível, clique aqui para verificar como obter um.


Curso de C do CPDEE/UFMG - 1996-1999