COLEÇÕES

Coleção Quadro Comportamento Sexual/ TV Mulher

Identificação:

Denominação: Coleção Quadro Comportamento Sexual/ TV Mulher
Sigla: (COL QUA SEC COM SEX/TV MUL)
Natureza do Conjunto: Coleção
Data Limite Inicial: 1980
Data Limite Final: 1986
Quantidade: 99 pastas

Contextualização:

História Administ./Biografia: O TV Mulher era um programa da Rede Globo de Televisão voltado ao público feminino, que tratava de assuntos como direito da mulher, moda, serviço de proteção à telespectadora, sexologia, dentre outros. O programa foi exibido entre os anos de 1980 e 1986. No primeiro ano, era transmitido para o público da região sudeste do Brasil. A partir de 1981, expandiu-se gradativamente para as demais regiões do país, o que fez com que o perfil do público atingido pelo TV Mulher também se ampliasse. Entre os muitos quadros do programa estava o Comportamento Sexual, que atingiu grande visibilidade ao falar abertamente de sexo na TV em um período em que muitos temas eram censurados por órgãos da Ditadura Militar (1964-1985).
A seção Comportamento Sexual era apresentada pela psicóloga Marta Suplicy. O quadro era desenvolvido de acordo com o conteúdo das cartas que eram enviadas à apresentadora que as respondia de maneira simples. Isto fez com que sua seção fosse alvo de críticas e xingamentos por parte de conservadores – como as Senhoras de Santana. Essa e outras associações e ou pessoas não aceitavam que se falasse de determinados temas tal como era feito – fato que culminou no afastamento de Marta (em 1982) do programa, pela censura, por um curto tempo (sete dias). Durante esse período foram inúmeras as manifestações de apoio à Marta Suplicy pedindo sua volta ao TV Mulher.
Em apenas 5 minutos de duração, a seção tratava de assuntos da sexologia feminina e masculina, nos seus aspectos fisiológicos, psíquicos e sociais – tais como masturbação, orgasmo, problemas ginecológicos, virgindade, gravidez, práticas sexuais, problemas nos relacionamentos, entre muitos outros que surgiam no decorrer dos programas. Embora o TV Mulher tenha sido pensado para as mulheres donas de casa, um público diversificado interessava-se pelo mesmo – fato refletido nas cartas enviadas por adolescentes e homens que também assistiam ao programa. Com a amplidão do TV Mulher para além da região sudeste do Brasil, ampliou-se também os locais de proveniência da correspondência recebida.
Embora tenha feito grande sucesso, o TV Mulher sofreu diversas alterações em sua grade ao longo dos anos nas manhãs da Rede Globo de Televisão. Alguns dos quadros diários, como o de Marta Suplicy, foram reduzidos para duas ou três apresentações semanais. Mesmo com a redução da grade, a seção Comportamento Sexual permaneceu no ar até o fim do programa em 1986, quando o TV Mulher foi substituído pelo infantil Xou da Xuxa, da apresentadora Xuxa Meneghel.
Hist. Arquivística/ Procedência: Os documentos foram doados para a Faculdade de Psicologia da PUC-SP e transferidos para o CEDIC, em 2010. Essa documentação compunha o arquivo de cartas que Marta Suplicy recebia de telespectadores enquanto apresentava a seção Comportamento Sexual, entre os anos de 1980 e 1986, no TV Mulher.

Conteúdo e Estrutura:

Âmbito e Conteúdo: A coleção compõe-se de cartas enviadas por telespectadores à Marta Suplicy, entre os anos de 1980 e 1986, enquanto esta apresentava o quadro Comportamento Sexual no programa TV Mulher. Junto à essa correspondência encontram-se também recortes de jornais e revistas que tratam de diferentes temas e foram enviados pelos próprios telespectadores. Ainda, em algumas das cartas há comentários e/ou respostas de Marta Suplicy para esses relatos.
Sistema de Arranjo: A documentação (originalmente dividida em treze caixas) está disposta seguindo o próprio arranjo de temas feito por Marta Suplicy e sua equipe. As cartas foram usadas por Marta como fonte para a elaboração de alguns de seus livros, tais como: Conversando sobre Sexo (1983) e De Mariazinha a Maria (1985).

Condições de Acesso Uso:A coleção apresenta restrições quanto ao uso das informações constantes nas cartas. Não são permitidas as citações de nomes de remetentes ou destinatários quando não se tratarem da própria Marta Suplicy ou das associações que a apoiava ou a discriminava.

Instrumentos de Pesquisa:As cartas possuem fichas descritivas.

Notas:BUENO, H.C. Querida Amiga Marta: sexualidade, feminismo e poder no programa TV Mulher. Dissertação de mestrado em História Social. Programa de Pós-Graduação em História Social. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2015.
MEMÓRIA GLOBO / TV MULHER. Disponível em: http://memoriaglobo.globo.com/mobile/programas/entretenimento/auditorio-e-variedades/tv-mulher/tv-mulher-comportamento-sexual.htm. Acesso em 07 mar 2018.
MOREIRA, B.C. ESCREVO-LHE PARA PEDIR UM CONSELHO: Sexualidade e comportamento nas cartas enviadas à TV Mulher. – Artigo elaborado para apresentação na XVI Semana de História da PUC-SP, 2017.