FUNDOS

Fundo Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Osasco

Identificação:

Denominação: Fundo Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Osasco
Sigla: CDDH-O
Natureza do Conjunto: Fundo
Data Limite Inicial: 1977
Data Limite Final: 1997
Quantidade: 90 caixas arquivo

Contextualização:

História Administ./Biografia: O Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Osasco (CDDH-O) foi fundado em setembro de 1977 – no contexto da Ditadura Militar no Brasil – com o objetivo de divulgar, promover e defender os Direitos Humanos. Também visava possibilitar a formação de pessoas que pudessem atuar nesse seguimento quando houvesse violação de tais direitos na comunidade e em locais de trabalho, intervindo ainda nos casos de violência policial, repressão e perseguição pela Ditadura.
A ideia do Centro surgiu em 1975 em um encontro realizado em São Paulo intitulado 1º Encontro Nacional de Justiça e Não Violência, cujos realizadores foram Pe. Domingos Barbé e Mário Carvalho de Jesus – membro da Frente Nacional do Trabalho (FNT). O projeto veio da necessidade de ter uma entidade constituída juridicamente para combater situações de violação dos direitos humanos em Osasco.
A base do CDDH-O era composta por militantes advindos da Frente Nacional do Trabalho (FNT) e das associações católicas, tais como a Juventude Operária Católica (JOC), Juventude Universitária Católica (JUC), Ação Católica Operária (ACO), Pastoral Operária e Pastoral dos Direitos Humanos.
Além disso, contavam com um trabalho voluntário de moradores que recebiam treinamentos para serem plantonistas em seus bairros, atuando como uma ligação entre o Centro e a comunidade. Era tarefa desses plantonistas registrar informações sobre violações dos direitos humanos em um relatório padrão e repassá-lo ao CDDH-O – que prestava assistência jurídica a esses casos. Esse trabalho nos bairros tinha também o apoio de padres da região. No decorrer de seu funcionamento, o Centro de Defesa produziu o jornal Passo a Passo, diversos boletins, cartilhas e outros documentos – frutos de sua atuação na região.
Por outro lado, outras entidades populares, movimentos sociais e sindicais da região de Osasco tinham o apoio do CDDH-O para o desenvolvimento de suas atividades. Somavam-se assim esforços para o fortalecimento das lutas por direitos sociais.
O Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Osasco teve suas atividades encerradas em 1997 e seus militantes seguiram com suas atividades em outros movimentos e Pastorais.
Em 2004 foi criado o Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Região Oeste (CEDHRO), como fruto das experiências de articulação do CDDH-O com demais entidades populares e articulado por militantes visando dar continuidade nas ações de defesa dos direitos humanos nessa região.

Hist. Arquivística/ Procedência:

Conteúdo e Estrutura:

Âmbito e Conteúdo: O Fundo compõe-se de atas; registros de atendimento à comunidade; relatórios de atividades; documentos internos do CDDH-O; panfletos; cartilhas de campanhas; fichas de sócios; recortes de jornais e algumas revistas sobre diversos assuntos relacionados aos direitos humanos; boletins informativos; dossiês; fichas de cadastro; edições do jornal Passo a Passo; publicações periódicas e não-periódicas; fotografias; e produções de outras entidades.

Sistema de Arranjo: não organizado.

Condições de Acesso Uso:


Condições de Acesso: Não existem restrições quanto ao acesso.

Instrumentos de Pesquisa: Não há.

Notas:História do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Osasco – CDDH-O: Um resgate da memória social. Produzido por: CEDHRO – Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Região Oeste da Grande São Paulo.