Trajetória da Pesquisa Acadêmica no campo da Assistência Social: dissertações e teses.
Trata-se de uma pesquisa sobre a produção acadêmica em torno do tema da assistência social e seus possíveis sub-temas, iniciada no 1º semestre de 2003, com o título provisório de “Mapa da produção científica das Universidades brasileiras”.
Inicialmente foi construído um Mapa com os resultados da produção das Universidades brasileiras, realizada a partir da década de 80, a partir dos registros CAPES e PUC/SP. Os primeiros resultados foram reorganizados e reagrupados, principalmente no que se refere às unidades investigativas e aos lócus de pesquisa, considerando as seguintes categorias: temáticas, unidades investigativas, lócus de pesquisa, localização geográfica das instituições de ensino e período de tempo. Essa atividade de pesquisa permitiu dimensionar as diferentes variáveis geradoras e concentradoras de interesse de pesquisa das diversas Academias Universitárias, a respeito do tema, o que possibilitou, depois, periodizá-lo, territorializá-lo e categorizá-lo em sub-temas, conforme a prevalência dos dados. Os resultados preliminares de “Trajetória da Pesquisa Acadêmica no Campo da Assistência Social” foram apresentados e debatidos no Seminário Nacional sobre a Política Nacional de Assistência Social e a implantação do Sistema único de Assistência Social-SUAS, realizado pela Secretaria Nacional da Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em novembro de 2006; durante o Bloco 3, cujo tema foi “Universidades e o Novo Sistema Único: o ensino, a pesquisa e a extensão investindo na construção do SUAS”.
A pesquisa sobre estes 20 anos de produção de dissertações e teses brasileiras e estrangeiras estudadas (1984-2004) é finalizada no primeiro semestre de 2007, sob o título de “Trajetória da Pesquisa Acadêmica no campo da Assistência Social: dissertações e teses”.
2003-2007.
|