A IMPLANTAÇÃO DA ABP – APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS – NO CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS E BIOLÓGICAS (CCMB): RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
Área
Educação; Metodologias inovadoras; Formação profissional.
Resumo
Em 2006 a Faculdade de Ciências Médicas implantou a ABP, uma metodologia ativa de aprendizagem, que foi uma
estratégia educacional e uma filosofia curricular, inicialmente, na Universidade de McMaster, no Canadá. A ABP constitui-se numa sequência de passos semelhantes aos da pesquisa científica, tendo como ponto de partida uma
situação problema relacionada ao cotidiano.
Palavras-chave
Aprendizagem; formação humana; formação profissional.
Objetivos
Este projeto de pesquisa apresenta dois objetivos que se relacionam. O primeiro é identificar as diferentes denominações que são atribuídas para a ABP / PBL, a partir dos referenciais teóricos disponíveis. O segundo é analisar
o processo de implantação dessa inovação curricular no CCMB, a partir de seus participantes: alunos, docentes,
coordenadores e diretor.
Aplicações/produtos
Pretende-se ter como resultado as avaliações da formação profissional e do desempenho dos alunos, assim como verificar a autonomia e a qualidade do processo ensino-aprendizagem.
Fase em que se encontra o projeto
Desenvolvimento dos procedimentos metodológicos: coleta dos dados.
Pesquisadores responsáveis
Heitor Zochio Fischer; Maria Otilia José Montessanti Mathias.