ARTE-EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS: EM BUSCA DO SUCESSO ESCOLAR
Psicologia da Educação; Arte-educação; Inclusão Escolar; Políticas Públicas.
Resumo
A convite do Ministério da Educação (MEC), a pesquisa refere-se a um estudo de caso, que retrata várias dimensões da experiência de uma escola da Rede Municipal de Educação de Guarulhos, que integra a arte-educação em seu Projeto Político-pedagógico, como ação efetiva de inclusão escolar. Foram entrevistados alunos, professores, gestores escolares, arte-educadores, pais de alunos e gestores municipais. Foram realizadas observações na escola e em espaços da Prefeitura; ainda uma pesquisa documental sobre o Projeto Político-pedagógico da referida Rede de Educação. Faz parte do "Projecto Hemisférico Inclusión Escolar del Mercosur OEA".
Palavras-chave
Arte-educação; inclusão escolar; sucesso escolar; políticas públicas de educação.
Objetivos
Elaborar uma narrativa sobre uma experiência brasileira exitosa no combate ao fracasso escolar, no âmbito do "Projecto Hemisférico Inclusión Escolar del Mercosur OEA", por indicação do MEC.
Aplicações/produtos
Ver publicação on-line em http://www.porlainclusionmercosur.educ.ar/experiencias/rel_escuelas.php; ver também documentário sobre a experiência no mesmo sítio; recebimento de prêmio oferecido pela OEA, no valor de US$ 2000,00, à escola foco da pesquisa.
Fase em que se encontra o projeto
Concluído.
Pesquisadora responsável
Mitsuko Aparecida Makino Antunes
Equipe
Participaram da pesquisa alunas do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação (PED) e do Curso de Pedagogia da PUC-SP e uma psicóloga escolar da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos, a saber: Andréa Wuo; Delcimar Cunha; Daniela Leal, Edna Tanaka; Fátima Oliveira de Carvalho Araújo; Helena Borges; Zilma Nascimento.
Financiamentos/apoios
MEC e OEA.