AVALIAÇÃO E ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO- APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS EM AMBIENTAÇÕES E CONTEXTOS DIVERSOS


Área
Linguística Aplicada; Linguagem; Tecnologia e Educação.

Resumo
Este projeto está ligado à linha de pesquisa Linguagem e Educação e Linguagem, Educação e Tecnologia, que tem suas bases teóricas nas teorias de ensino-aprendizagem e linguagens vigentes; teóricos que estudam a avaliação, adaptação, design e implementação de materiais didáticos para ambientação presencial e digital. Parte-se do pressuposto de que a formação do professor não se dá por simples acúmulo de conhecimentos e sim por meio de reflexão sobre práticas e reconstrução de novas identidades.

Palavras-chave
Material didático para fins específicos; material didático digital; avaliação de material didático; elaboração de material didático.

Objetivos
Investigar princípios e procedimentos de avaliação, desenho, produção e aplicação de materiais ditáticos para o ensino-aprendizagem de línguas nas ambientações presencial e digital e em contextos de ensino de língua geral e para fins específicos.

Aplicações/produtos
Lista de critérios de avaliação de material didático para ser usada com diversos tipos de materiais; princípios teóricos que possam ser aplicados no design e produção de materiais didáticos; melhor entendimento do papel, do uso e das potencialidades do material didático impresso e digital na prática de sala de aula; contribuições para o desenvolvimento da autonomia do professor em seu universo profissional; contribuições à área de desenvolvimento de materiais.

Fase em que se encontra o projeto
Em andamento: teses e dissertações sobre o assunto, ver http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html, bem como trabalhos apresentados em congresso e publicações (ver Lattes).

Pesquisadora responsável
Rosinda de Castro Guerra Ramos

Equipe
Alunos de mestrado e doutorado de Ramos.