FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA CRIANÇAS
Área
Linguística Aplicada; Formação de professores; Ensino-aprendizagem de Inglês.
Resumo
Este projeto tem duas grandes vertentes: a formação crítico-reflexiva de professores de inglês para crianças e o
ensino de inglês para crianças. As bases teóricas para este projeto assentam-se nos princípios de ensino-aprendizagem de inglês para crianças. Os procedimentos de análise serão escolhidos em decorrência dos diferentes aportes
teóricos a serem utilizados pelos pesquisadores.
Palavras-chave
Ensino de inglês para crianças; formação de professores de inglês para crianças; formação crítico-reflexiva.
Objetivos
Visa mais especificamente investigar como crianças aprendem língua estrangeira; examinar a eficácia de teorias
de ensino-aprendizagem e metodologias vigentes de ensino de línguas estrangeiras para crianças; discutir o papel
do professor; orientar a utilização de novas tecnologias; avaliar e desenvolver material didático para o ensino de
inglês para crianças.
Aplicações/produtos
Como resultado, esperam-se contribuições para que o professor possa desenvolver competências desejáveis para
que atue efetivamente no contexto em foco, desenvolvendo as capacidades metacognitivas desse aprendiz, focando uma formação global da criança.
Fase em que se encontra o projeto
Em andamento. Curso de extensão na COGEAE (formação de professores de inglês para crianças e adolescentes).
O projeto Creche trabalha com aulas de inglês em uma creche em parceria com professores egressos do curso
Reflexão sobre a Ação e Associação Cultura Inglesa. Ver Lattes da pesquisadora responsável.
Pesquisadora responsável
Rosinda de Castro Guerra Ramos
Equipe
Alunos de mestrado e doutorado de Ramos.