HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ENSINO: AS MATEMÁTICAS NOS SÉCULOS XVI E XVII
Área
História da Ciência; Ensino de Ciências e Matemática.
Resumo
Estudos têm considerado atualmente em suas discussões e análises a relação entre a matemática e as outras áreas do conhecimento, tendo por foco a relação entre "matemática e experiência". Partindo dessas considerações, este projeto propõe analisar os vários aspectos do ensino das matemáticas, tendo por foco as interfaces entre a
matemática e outras áreas do conhecimento nos séculos XVI e XVII.
Palavras-chave
Ensino de matemática; história da matemática; história da ciência e da técnica; interdisciplinaridade.
Objetivos
Analisar alguns dos vários aspectos do ensino da matemática na interface entre ciência e técnica nos séculos XVI
e XVII. Buscaremos rastrear e analisar documentos, tendo por foco a história da matemática e sua relação com
outras áreas de conhecimento.
Aplicações/produtos
Um seminário apresentado no grupo de estudos e pesquisa HEEMa deu início a um diálogo entre pesquisadores e
pós-graduandos. Espera-se, com o desenvolvimento deste projeto, gerar produção científica e divulgá-la por meio
de periódicos, palestras, cursos, entre outros.
Fase em que se encontra o projeto
O projeto encontra-se em fase inicial.
Pesquisador responsável
Fumikazu Saito