INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO COM O USO DE INTERFACES E FERRAMENTAS DA WEB 2.0
Área
Novas Tecnologias em Educação.
Resumo
Este projeto se propõe a investigar a integração de ferramentas e interfaces da Web 2.0 em práticas educativas,
com vistas a identificar aquelas que propiciam o desenvolvimento de concepções inovadoras de currículo, a melhoria da aprendizagem e a inovação educacional, de modo a criar referências que possam subsidiar programas de
formação profissional com suporte em tecnologias realizadas na modalidade presencial, a distância ou híbrida.
Palavras-chave
Tecnologias na educação; currículo; inovação educativa; aprendizagem aberta.
Objetivos
Investigar a integração de tecnologias em práticas educativas (presenciais ou a distância), com vistas a identificar
aquelas que propiciam o desenvolvimento de concepções inovadoras de currículo voltadas à melhoria da aprendizagem e ao desenvolvimento de modelos de inovação educacional no âmbito da prática pedagógica e da gestão
de tecnologias, organização e gestão do conhecimento.
Aplicações/produtos
Pesquisas em desenvolvimento. Realização: I Seminário web Currículo http://www.pucsp.br/webcurriculo/ com
apresentação no VII Encontro de pesquisadores/CED-PUCSP, 2008 e no 7º SENAED, Seminário Nacional de
Educação a Distância-ABED, 2009. Reestruturação do laboratório de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em
Educação: Currículo; Seminários on-line via FlashMeeting com pesquisadores da Universidade do Minho/Portugal,
http://fm-openlearn.open.ac.uk/fm/
Fase em que se encontra o projeto
Projeto em desenvolvimento.
Pesquisadora responsável
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida.
Equipe
Maria da Graça Moreira da Silva; José Armando Valente; Aneridis Aparecida Monteiro; Arnaldo Turuo Ono; Maria
Paulina de Assis; Mônica Mandaji.
Financiamentos/apoios
CNPq.