JUNTANDO OS TRAPINHOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A EXPERIÊNCIA INICIAL DE VIDA EM COMUM ENTRE CASAIS JOVENS HETEROSSEXUAIS E HOMOSSEXUAIS


Área
Psicologia (Sub-área: Tratamento e Prevenção Psicológica).

Resumo
O presente projeto caracteriza-se como uma investigação qualitativa que busca entender o início do relacionamento a dois e que será desenvolvida por intermédio de entrevistas semi-dirigidas com casais heterossexuais e homossexuais (femininos e masculinos) em uniões formais e informais de no máximo dois anos.

Palavras-chave
Uniões heterossexuais; uniões homossexuais; relações de gênero; heteronormatividade; projeto de vida.

Objetivo
O objetivo do presente trabalho é compreender o processo inicial de construção da vida a dois de heterossexuais e homossexuais recém-casados ou em uniões consensuais.

Aplicações/produtos
O principal propósito da pesquisa é contribuir para a formação dos alunos envolvidos como pesquisadores e futuros profissionais; favorecer o mapeamento dos principais temas envolvidos na relação de casais jovens e que muitas vezes são fontes de conflitos e stress no início da vida a dois. Os resultados poderão contribuir para trabalhos de promoção de saúde com indivíduos adultos jovens.

Fase em que se encontra o projeto
O projeto se encontra em andamento desde agosto/2008 e deverá ser concluído em julho/2009.

Pesquisadores responsáveis
Plínio de Almeida Maciel Jr.; Maria Thereza de Alencar Lima.

Equipe
João Carlos Damião; Mariana Facanali Angelini; Ricardo de Souza.