LEITURA E ESCRITA EM DIÁLOGO: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Área
Língua Portuguesa.
Resumo
Tomando por base os fundamentos da Linguística Textual e da Análise Interacional do Discurso, a pesquisa
visa à investigação teórica com fins metodológicos ao ensino de Língua Portuguesa em situações presenciais e
a distância, focalizando os processos de construção de sentidos na leitura como estratégias imprescindíveis ao
aprendizado da escrita.
Palavras-chave
Leitura; escrita; ensino.
Objetivos
Refletir sobre procedimentos teórico-metodológicos para o ensino de Língua Portuguesa para fins específicos.
Aplicações/produtos
Ao ensino de Língua Portuguesa nos níveis: fundamental, médio e superior, por meio das dissertações e teses no
Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa. Ensino a distância cursos do IP promovidos pela
GOGEAE.
Fase em que se encontra o projeto
Projeto previsto para cinco anos, tendo se iniciado em 2007. Em 2009, aprofundamento teórico para determinação de procedimentos metodológicos para o ensino.
Pesquisadora responsável
Sueli Cristina Marquesi