LEITURA, ENSINO E MÍDIA: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS LITERAIS E INFERENCIAIS
Área
Língua Portuguesa.
Resumo
Análise e reflexões sobre procedimentos de leitura que exploram a manifestação linguística superficial do texto
e suas potencialidades implícitas. Para tanto, a leitura deve ser considerada em seus aspectos histórico-cultural e
sócio interacional, que proporcionam o redimensionamento do texto em sua bilateralidade explícita e implícita
para a construção de seus efeitos de sentido.
Palavras-chave
Leitura; ensino; sentidos.
Objetivos
Analisar potencialidades de textos da mídia escrita, com o intuito de verificar as marcações linguísticas que propiciam as implicitações e as inferências. Investigar em textos da mídia escrita parâmetros linguísticos constitutivos
de efeitos de sentido literais e inferenciais.
Aplicações ou benefícios
Publicações; dissertações de mestrado orientadas; tese de doutorado orientada.
Fase em que se encontra o projeto
Em andamento, desde 2006.
Pesquisador responsável
João Hilton Sayeg de Siqueira
Equipe
Luciana Floriano Brasil; Margarete M. F. Lara; Mônica Santos Maucione; Rosmeire A. R. Silva; Simeia de M.
Araújo; Flávia Silveira Serralvo; Gilvan Elias Pereira; Marina Pinheiro Fortunato; Rodrigo Maia T. Santos; Rosa
Maria A. Verceze.