O QUE SE ENTENDE POR ÁLGEBRA DO PONTO DE VISTA EPISTEMOLÓGICO E DIDÁTICO?
Área
Educação Matemática.
Resumo
As pesquisas deste projeto visam investigar o que se entende por Álgebra no campo institucional e nos campos
docente e discente.
Palavras-chave
Álgebra; educação matemática; epistemologia; didática.
Objetivos
As pesquisas deste projeto visam investigar o que se entende por Álgebra (Aritmética, Teoria dos Números) no
campo institucional (PCN, Programas de Cursos, Standards do NCTM etc.), no campo docente (professores dos
ensinos infantil, básico e superior) e no campo discente (alunos de todos os segmentos).
Aplicações/produtos
O projeto já produziu duas teses de doutorado e no momento há uma pesquisa de doutoramento em andamento.
Os resultados das teses já embasam pesquisas de mestrado de outros projetos.
Fase em que se encontra o projeto
É um projeto iniciado em 2003 e que, pelo caráter eminentemente teórico, ainda dará muitos frutos. Não há
previsão de finalização. Comprovantes da produção na secretaria da faculdade.
Pesquisadores responsáveis
Silvia Machado (PUC-SP); Marilene Resende (UNIUBE).
Equipe
Silvia Machado (PUC-SP); Marilene Resende (UNIUBE); Vania Cristina Silva (UNIMEP).