PAISAGENS MIDIÁTICAS – AS REDES SOCIAIS DE IMAGENS E AS LINGUAGENS AUDIOVISUAIS EMERGENTES NO CAMPO DA COMUNICAÇÃO ON-LINE
Área
Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Artes.
Resumo
A pesquisa investiga os formatos audiovisuais produzidos em redes sociais de imagens, como o flickr e o YouTube,
que trazem recursos para que as imagens sejam enviadas por celular e remixadas em rede e organizadas em bancos
de dados de usuários múltiplos. Modalidade de criação que vem se tornando corrente na Internet, demanda um
levantamento crítico de suas características estéticas, formatos narrativos, particularidades tecnológicas e tipologias midiáticas que esta pesquisa pretende mapear e analisar.
Palavras-chave
Redes sociais; audiovisual on-line; Internet; Web 2.0; mobilidade.
Objetivos
Analisar e caracterizar as linguagens audiovisuais emergentes no campo da comunicação on-line baseada em redes
sociais de imagens e, ainda, desenvolver produtos audiovisuais para esses ambientes, explorando seu potencial de
interação e relação com processos de georreferenciamento.
Aplicações/produtos
Tecnológicos O projeto demanda desenvolvimento de softwares e personalização de recursos de programação
disponíveis nas redes sociais de imagens, como o Flickr e YouTube. Estéticos O projeto propõe linguagens
visuais que exploram as dinâmicas das redes sociais e suas interfaces com os dispositivos de comunicação móvel.
Comunicacionais O projeto propõe metodologias de produção e distribuição de conteúdo audiovisual para redes
fixas e móveis.
Fase em que se encontra o projeto
A metodologia de pesquisa utilizada permitiu alguns resultados preliminares que deram origem a projetos artísticos, curatoriais e eventos científicos que discutem possibilidades de exploração de linguagens audiovisuais baseadas em ambientes de redes sociais de imagens: projetos artísticos realizados; curadorias relacionadas; eventos;
publicações relacionadas.
Pesquisadora responsável
Giselle Beiguelman
Equipe
Vera Bighetti; Gabriel Menotti; Juliana Monachesi; Paula A. Van Steen; Luciana Moherdaui; João Fernando Igansi.
Financiamentos/apoios
Bolsa UOL Pesquisa.