REVELANDO OS PROCESSOS NATURAIS ATRAVÉS DO LABORATÓRIO: A BUSCA POR PRINCÍPIOS MATERIAIS NOS TRÊS REINOS ATÉ A ESPECIALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS NO SETECENTOS


Área
História da Ciência.

Resumo
O refinamento das pesquisas realizadas anteriormente (projeto temático FAPESP 1999/12791-3) revelou a presença de uma rede de discussões sobre os princípios da matéria que se estendeu pelo menos até o século XVIII. Nossa equipe pretende analisar essa rede, tramada por descontinuidades e permanências, que uniu as várias ciências da matéria, deixando, ainda, sua marca quando o processo de especialização setecentista começava a desfazê-la.

Palavras-chave
História da ciência; história da química; história das ciências da vida; processos de laboratório; princípios materiais; reinos da natureza.

Objetivos
A fim de dar condições para a pesquisa conjunta, prevê-se: a) continuidade e ampliação dos intercâmbios entre pesquisadores, por meio da realização de seminários de pesquisa e encontros; b) manutenção e ampliação de Biblioteca Virtual e do site junto ao CESIMA; c) continuidade na divulgação, por meio de publicações especializadas, dos estudos desenvolvidos.

Aplicações/produtos
Eventos; biblioteca virtual e publicações: www.pucsp.br/pos/cesima; descoberta de documentos na Royal Society: http://rsnr.royalsocietypublishing.org/content/62/4/407.full.pdf+html?sid=54cffb70-e40a-4d7b-a833-2afac66db48; entrevista na revista Pesquisa Fapesp: http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=3704&bd=1&pg=1). Vide também o Curriculum Lattes dos pesquisadores.

Fase em que se encontra o projeto
O Projeto Temático, previsto para quatro anos, encontra-se no início de seu terceiro ano de realização.

Pesquisadores responsáveis
Ana Maria Alfonso-Goldfarb (coordenadora) e Márcia Helena Mendes Ferraz (pesquisadora principal).

Equipe
Maria Helena Roxo Beltran; Safa A. C. Jubran; Andrea Paula dos Santos; Fumikazu Saito; Silvia Waisse Priven e Fabio Fiss; estudantes de mestrado e doutorado do PEPG História da Ciência ­ PUC-SP.

Financiamentos/apoios
Projeto Temático financiado pela FAPESP (2006-2010), processo: no. 2005/56638-7.