SURDEZ: CONSIDERAÇÕES SOBRE A LÍNGUA MATERNA E A AQUISIÇÃO DA ESCRITA
Área
Linguística; Aquisição da Linguagem; Patologias da Linguagem; Surdez; Psicanálise.
Resumo
O foco central é a discussão acerca da língua de sinais considerada como a língua materna do surdo. Serão
problematizadas as consequências da equivalência entre L1 e língua materna. Será abordada ainda, a relação entre a língua de sinais (L1) e a escrita,considerada pela Pedagogia como a segunda língua (L2) do surdo.
Serão enfatizadas questões relacionadas aos efeitos da surdez no universo pedagógico.
Palavras-chave
Surdez; escrita e surdez; língua materna; língua de sinais.
Objetivos
Este projeto tem como objetivos: pesquisar os efeitos da surdez no processo de estruturação da linguagem e da
estruturação subjetiva do surdo; analisar as dificuldades encontradas pelo surdo na leitura e na produção do texto
escrito. Serão abordadas as possibilidades de contribuição do diálogo com a Linguística e com a Psicanálise, com
vistas a considerar a singularidade do surdo e, especialmente, a questão da Língua Materna.
Aplicações/produtos
Contribuir para a formação de professores responsáveis pela inclusão de alunos portadores de deficiência; contribuir para a discussão sobre a relação entre L1 e L2.
Fase em que se encontra o projeto
Projeto em andamento: término previsto para 2011.
Pesquisadora responsável
Lúcia Maria Guimarães Arantes.
Equipe
Mestrandos e doutorandos do LAEL e pesquisadores do Grupo de Pesquisa CNPq.