Número 17, Janeiro - Junho/2018
ISSN: 1984-3585
 
 

ARTIGOS

Inteligência Artificial: uma utopia, uma distopia- por Fabio Gagliardi

A busca por inteligências artificiais parece ter atingido um ponto de inflexão no qual várias tecnologias há muito prometidas têm se tornado realidade. Em particular, o uso intensivo de grandes bases de dados tem levado ao desenvolvimento de sistemas de reconhecimento de imagens, compreensão de linguagem natural e tomada de decisão, cujo desempenho chega a igualar, e em alguns casos superar, o desempenho humano. (...)

O problema da explicação em Inteligência Artificial: considerações a partir da semiótica - por Joel Carbonera, Bernardo Gonçalves e Clarisse de Souza

Desde os sistemas especialistas dos anos 1980 e 1990, pesquisadores de Inteligência Artificial (IA) dedicam-se ao problema da explicação, a saber, dada uma inferência por parte do sistema, como identificar os passos ou mecanismos que o levaram a tal conclusão. (...)

Interação, indistinguibilidade e alteridade na Inteligência Artificial - por João Cortese

Como devemos agir diante de inteligências artificiais ou de robôs que viriam a ser indistinguíveis de um ser humano? O problema se insere no domínio de uma ética da tecnologia em relação ao homem, e algumas questões básicas devem ser levantadas. (...)

Pode uma máquina desejar? - por Midierson Maia

O presente artigo busca, a partir da célebre pergunta de Alan Turing: Can machine think? (Pode uma máquina pensar?), promover um salto de reflexão dentro do tema Inteligência Artificial. O artigo se inicia a partir da análise do texto Computing Machinery and Intelligence, publicado por Alan Turing em 1950, e provoca o leitor em direção a uma outra pergunta: Can a machine wishes? (Pode uma máquina desejar?). (...)

O protagonismo dos algoritmos de Inteligência Artificial: observações sobre a sociedade de dados - por Dora Kaufman

Em meados de 2013, com a revelação do esquema de espionagem da NSA (National Security Agency), o livro 1984 de George Orwell (1949) teve um aumento de vendas de 7.000% na plataforma de comércio online Amazon, passando da posição 13.074 para 193 da lista de livros mais vendidos. (...)

Uma cartografia comum aproximando Inteligência Artificial, Filosofia e Psicologia - por Luciano Frontino de Medeiros, Alvino Moser e Marilene S. S. Garcia

O artigo relaciona quatro problemas epistemológicos a partir de uma perspectiva em que a Inteligência Artificial compartilha um domínio de conhecimento comum às áreas da Filosofia e da Psicologia: (...)

O menosprezado debate sobre o artificial em IA - por Orlando Lima Pimentel

O presente artigo tem por objetivo explorar o debate do papel da artificialidade presente no estudo da Inteligência Artificial (IA). Para tanto, primeiro mostrarei os dois principais sentidos do termo “artificial” e como eles não se adequadam igualmente quando referidos a Inteligência. (...)

 
DOWNLOAD DA EDIÇÃO COMPLETA
 
TwitterFacebook
________________________________
Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
PUC-SP