“A força do afeto na família: uma possibilidade de interrupção da prática infracional de adolescentes em liberdade assistida”

Fátima Cristina Costa Fontes

RESUMO

Apresenta-se neste texto dissertativo, uma pesquisa qualitativa, desenvolvida com o objetivo geral de se estudar a força do afeto nas famílias, como uma possibilidade de interromper a prática infracional, já iniciada, por seus filhos adolescentes, que cumpriam a medida sócio-educativa da Liberdade Assistida. Tal investigação, nasceu de uma intervenção psicossocial desenvolvida pela autora, junto aos adolescentes que cumpriam a medida sócio-educativa da Liberdade Assistida e suas famílias. Para alcançar e analisar a realidade afetiva destes adolescentes e famílias, se delinearam cinco objetivos específicos, que passaram a ser norteadores dos procedimentos e das análises feitas, a saber: a investigação dos elementos afetivos contidos nas histórias das famílias, enfocadas; a investigação dos diferentes afetos vividos por essas famílias, e sua correlação com o cotidiano experienciado por elas; a investigação das percepções e experiências sociais vividas por essas famílias a partir da realidade infracional de seus filhos; a investigação da possibilidade de novas conexões afetivas, mediadas pelos Sociodramas Tematizados; a investigação da possibilidade de interrupção da trajetória infracional dos adolescentes, mediada pelas novas conexões afetivas da família. O referencial teórico utilizado na pesquisa, somou a produção de três vertentes teóricas, a teoria dos afetos em Vigotski; a nomeação dos afetos em Espinosa e a ação transformadora dos Sociodramas de J.L. Moreno. Participaram da pesquisa, como famílias e adolescentes voluntários, duas famílias e seus adolescentes que cumpriam a medida sócio-educativa da Liberdade Assistida, e que participavam do programa da Liberdade Assistida da Associação Educacional e Beneficiente Vale da Bênção, em Vila Nova Cachoeirinha, zona Norte da cidade de São Paulo. Como procedimento metodológico, foram realizadas três entrevistas com as famílias e seus adolescentes, sendo a primeira delas, realizada na Instituição que desenvolvia o programa da Liberdade Assistida, e as outras duas nos domicílios das famílias. Para análise dos dados, foram incluídas as participações dos envolvidos na pesquisa, nos Sociodramas Tematizados, realizados pela autora. Concluiu-se, através de um análise teórico-crítica, feita a partir dos resultados obtidos, que os afetos de tristeza e padecimento experimentados por essas famílias, apontaram para uma certa psicogênese afetiva da situação infracional, dos adolescentes envolvidos na pesquisa. Também percebeu-se a força propulsora de ampliação de consciência e de mudanças no padrão de comportamento, decorrentes da expressão e do tratamento psicossocial das emoções. Servindo este último dado, de confirmação dos estudos sobre as emoções, desenvolvidos pela profª. Dr.ª Silvia Tatiana Maurer Lane, no programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC/SP. Com isso, evidenciou-se o caráter preventivo primário e transformador da instrumentação afetiva de famílias cujos filhos adolescentes, estão vulneráveis ou já iniciaram a carreira infracional. Acrescentando-se, obrigatoriamente, a este cuidados, uma ação política, pela qual se desenvolvam mecanismos de amparo social e comunitário para essas famílias e seus adolescentes, como garantias de vida, cidadania e descontinuidade da carreira infracional.