Os
Sentidos e os Significados da Escola para o Adolescente.
Karla
Vello Meyrelles
RESUMO
A pesquisa tem como objetivo investigar os sentidos e significados da
escola para o adolescente. Os adolescentes investigados, na faixa etária
de 14 anos, estudam em escolas particulares tradicionais localizadas em
bairros de classe média alta na zona oeste da cidade de São
Paulo. Conhecer a forma como os adolescentes se apropriam da escola é
conhecer também, a maneira como compreendem a realidade que os
cerca, e como eles lidam com a mesma. O contato com os mesmos foi realizado
em dois momentos, no período de setembro a outubro de 2003, e no
período de abril a junho de 2004, sendo que eles se encontravam
na oitava série do ensino fundamental e no primeiro ano do ensino
médio, respectivamente. A entrevista aberta é o método
utilizado para facilitar a expressão dos sujeitos no alcance dos
objetivos da pesquisa. O referencial teórico-metodológico
utilizado se baseia em Lev Semyonovitch Vigotski, sendo a relação
do pesquisador com os sujeitos investigados fundamentada na epistemologia
qualitativa de González Rey. Como resultado da pesquisa, as análises
das entrevistas mostram que os adolescentes compartilham significados
sociais semelhantes a respeito da escola e configuram sentidos pessoais
distintos. A escola foi significada como algo necessário para a
vida futura, uma preparação para o convívio social,
proporcionando tanto uma integração na sociedade como também
uma formação moral; como um lugar que possibilita a aquisição
de uma profissão e, posteriormente, a conquista de um trabalho
bem remunerado. A amizade se mostrou relevante no processo de construção
de sentidos e significados sobre a escola, assim como o modo de os adolescentes
investigados compreenderem a vivência de sua própria adolescência
A pesquisa mostra os aspectos que medeiam o modo particular como cada
um se apropria da escola neste momento de suas vidas.
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