A Formação de Educadores e a Afetividade dos Estagiários de Educação Física em Relação à Prática Docente.

Lais Helena Malaco

 

RESUMO

O objetivo deste trabalho é compreender o significado das vivências práticas dos estagiários de Educação Física ocorridas no cotidiano das escolas onde se realizam as atividades de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, quando os futuros professores desenvolvem a regência de aulas, e como eles lidam com a sua afetividade e as emoções das crianças sob sua responsabilidade. Considero importante apreender como eles sentem e percebem essas vivências, tendo em vista sua formação profissional.

A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado podem fornecer subsídios à construção da identidade e competências profissionais do futuro educador, portanto, as experiências vivenciadas pelos estagiários no cotidiano escolar são de extrema importância, pois lhes permitem entender as dimensões da prática pedagógica e sua complexidade.

No processo de formação do educador as questões afetivas são praticamente desconsideradas, mas se apresentam de maneira evidente por ocasião da Prática de Ensino e do Estágio Supervisionado. A afetividade permeia todo o processo de ensino e de aprendizagem. Durante as aulas de Educação Física as manifestações afetivas, assim como as emoções se tornam bastante presentes; quando professores e alunos perdem o controle emocional, a relação interpessoal fica comprometida assim como a aprendizagem das crianças e as atividades pedagógicas.

O referencial teórico adotado está pautado na abordagem sócio-histórica, tendo em vista que a afetividade é uma das categorias fundamentais do psiquismo humano. E, a afetividade foi estudada a partir dos trabalhos de Vigotski e Wallon.

Utilizou-se a metodologia qualitativa, pois ela possibilita apreender a totalidade do sujeito ou o fenômeno estudado, principalmente no que concerne aos aspectos psicológicos. A coleta de dados foi feita a partir da observação direta das aulas e entrevistas com os estagiários, procurando detectar os aspectos afetivos presentes nessa prática pedagógica.

Os estagiários consideram relevante a experiência proporcionada pela Prática de Ensino/Estágio Supervisionado, o contato direto com o cotidiano escolar; mas, destacam a dificuldade em lidar com a indisciplina, falta de atenção e respeito das crianças. Esses aspectos mencionados por eles foram também observados pela pesquisadora, demonstrando sua influência sobre a qualidade e o desenvolvimento das aulas. Os professores têm dificuldades em lidar com suas próprias emoções e principalmente as de seus alunos, por isso acredito que os cursos de formação de educadores precisam rever essa questão. O futuro professor necessita entender a dimensão da afetividade e saber intervir adequadamente no processo educativo.