A Linguagem do Stress na Televisão: A Diversidade de Uso no Big Brother Brasil 1.

Rafaela Aparecida Cocchiola

RESUMO
Esta Dissertação aborda os diferentes usos da palavra stress em um programa de televisão do tipo reality show de modo a compreender a maneira de ser e de viver na sociedade contemporânea. Escolhemos a televisão por sua importância na circulação de repertórios provenientes de domínios diversos e assim, entender o papel da mídia televisiva na circulação de repertórios interpretativos do termo stress.
Com este objetivo analisamos episódios de um programa no estilo reality show, divulgado pela televisão brasileira: o Big Brother Brasil 1. Os episódios gravados foram utilizados de modo a entender: a ocorrência do termo stress e seus correlatos (estressado, estressante etc.); o seu contexto dialógico; os recursos técnicos que a televisão utiliza para enfatizar o fenômeno stress, assim como entender como é administrado pelos participantes o stress decorrente de situações de confinamento e competição. Optamos pela análise de um programa tipo Big Brother Brasil 1 porque (a) possibilita a retomada de experimentos clássicos em Psicologia Social, como o estudo de Zimbardo, realizado em 1971 , que simulava em laboratório, os problemas sociais decorrentes de situações de confinamento para investigar suas repercussões na vida cotidiana; e (b) permite apontar que essas situações de confinamento e competição podem gerar problemas na interação das pessoas e provocar stress.
Na primeira fase de análise foram considerados os 64 episódios da primeira versão do Big Brother Brasil . A análise discursiva propriamente dita foi realizada com base em quatro episódios definidos de modo a ilustrar diferentes aspectos de interesse teórico: freqüência de ocorrência de uso da palavra stress, uso de estratégias de visualização do stress e indicadores de audiência. . As estratégias utilizadas para análise destes episódios focalizaram os discursos e os recursos técnicos que compõem a imagem televisiva.
São duas as principais conclusões do estudo: (a) A falta de consenso na literatura científica em torno do conceito stress se espelha nas diferentes formulações e usos no cotidiano, como na multiplicidade de usos do termo stress no programa Big Brother Brasil 1; (b) A televisão utiliza de diferentes materialidades para possibilitar a visualização do fenômeno stress, associando-o sobretudo às emoções que, nesta mídia, são transformadas em espetáculo.