A
Linguagem do Stress na Televisão: A Diversidade de Uso no Big Brother
Brasil 1.
Rafaela
Aparecida Cocchiola
RESUMO
Esta Dissertação aborda os diferentes usos da palavra stress
em um programa de televisão do tipo reality show de modo a compreender
a maneira de ser e de viver na sociedade contemporânea. Escolhemos
a televisão por sua importância na circulação
de repertórios provenientes de domínios diversos e assim,
entender o papel da mídia televisiva na circulação
de repertórios interpretativos do termo stress.
Com este objetivo analisamos episódios de um programa no estilo
reality show, divulgado pela televisão brasileira: o Big Brother
Brasil 1. Os episódios gravados foram utilizados de modo a entender:
a ocorrência do termo stress e seus correlatos (estressado, estressante
etc.); o seu contexto dialógico; os recursos técnicos que
a televisão utiliza para enfatizar o fenômeno stress, assim
como entender como é administrado pelos participantes o stress
decorrente de situações de confinamento e competição.
Optamos pela análise de um programa tipo Big Brother Brasil 1 porque
(a) possibilita a retomada de experimentos clássicos em Psicologia
Social, como o estudo de Zimbardo, realizado em 1971 , que simulava em
laboratório, os problemas sociais decorrentes de situações
de confinamento para investigar suas repercussões na vida cotidiana;
e (b) permite apontar que essas situações de confinamento
e competição podem gerar problemas na interação
das pessoas e provocar stress.
Na primeira fase de análise foram considerados os 64 episódios
da primeira versão do Big Brother Brasil . A análise discursiva
propriamente dita foi realizada com base em quatro episódios definidos
de modo a ilustrar diferentes aspectos de interesse teórico: freqüência
de ocorrência de uso da palavra stress, uso de estratégias
de visualização do stress e indicadores de audiência.
. As estratégias utilizadas para análise destes episódios
focalizaram os discursos e os recursos técnicos que compõem
a imagem televisiva.
São duas as principais conclusões do estudo: (a) A falta
de consenso na literatura científica em torno do conceito stress
se espelha nas diferentes formulações e usos no cotidiano,
como na multiplicidade de usos do termo stress no programa Big Brother
Brasil 1; (b) A televisão utiliza de diferentes materialidades
para possibilitar a visualização do fenômeno s tress,
associando-o sobretudo às emoções que, nesta mídia,
são transformadas em espetáculo.
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