Volta a Home da PUC-SP

A organização de um evento que tratasse de parâmetros balizadores para a pesquisa em Educação Matemática, no Brasil, ocorreu por iniciativa da SBEM-SP com o I SIPCEMP (SIMPÓSIO SOBRE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PAULISTA, realizado em São Paulo, na Universidade Cruzeiro do Sul em 23 agosto de 2006, antecedendo o VIII EPEM. Reuniram-se apenas os representantes dos programas paulistas de pós-graduação que tinham produção científica em Educação Matemática, vinculados prioritariamente às áreas de Educação/Ensino de Ciências e Matemática/Psicologia.

Dessa primeira reunião encaminhou-se a realização do II SIPCEMP, que ocorreu em 29 de novembro de 2007 na UNESP – Rio Claro, com abertura de inscrições para pesquisadores e futuros pesquisadores da área da Educação Matemática do Estado de São Paulo.

A realização desse segundo encontro teve por objetivos: compartilhar e trocar experiências sobre as tendências atuais dos Programas de Pós-Graduação do Estado de São Paulo; socializar a produção científica na área de Educação Matemática; discutir possíveis articulações entre as linhas de pesquisas dos diversos programas e gerar propostas de ações integradoras que pudessem fortalecer a formação e profissionalização do educador matemático no Estado de São Paulo.

O I FÓRUM DE DISCUSSÃO: PARÂMETROS BALIZADORES DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ocorreu em 29/11/2011, por iniciativa do GEPFPM/Unicamp (Grupo de Estudos e Pesquisas de Formação de Professores que Ensinam Matemática) na UNESP/Rio Claro. Os objetivos consistiram em:
1- Promover uma reflexão crítica sobre os pilares da pesquisa no Brasil, ressaltando os seus entraves, possibilidades e limitações em distintas perspectivas – epistemológica, histórica, sócio-cultural, econômica e acadêmica e
2- Subsidiar a produção de uma publicação conjunta e compartilhada com diferentes pesquisadores sobre a temática do Evento.

Mesas Redondas e Grupos de Discussão

Mesas Redondas(MR) e Grupos de Discussão (GD) foram compostos objetivando ressaltar os parâmetros balizadores da pesquisa no Brasil. Questões como: a constituição de comitês científicos, a constituição de colegiados do CNPq, CAPES e FAPESP, a constituição de corpos editoriais de periódicos e eventos científicos, a configuração de uma pesquisa de mestrado e de uma pesquisa de doutorado, nortearam as discussões sobre a temática geral do evento.

O II FÓRUM DE DISCUSSÃO PARÂMETROS BALIZADORES DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ocorreu em 8 e 9 de março de 2013 na Faculdade de Educação/Unicamp – Campinas.

O evento teve uma mesa de abertura intitulada Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática, com a participação dos seguintes palestrantes: Belmira Amélia de Barros Oliveira Bueno (FE/USP), Antônio Vicente Marafioti Garnica (UNESP/RC), Jorge Megid Neto (PECIM/UNICAMP), Adair Mendes Nacarato (USF/Itatiba, SP) e foi coordenada por Rosana Giaretta Sguerra Miskulin (UNESP/RC).

Seguiram-se os grupos de discussão, constituídos da seguinte forma:

GD 1: Pesquisa em Formação de Professores em Educação Matemática

Articuladores: Andréia Maria Pereira de Oliveira (UEFS), Cármen Lúcia Brancaglion Passos (UFSCar) e Ana Cristina Ferreira (UFOP) Secretaria: Doutoranda Eliane Matesco Cristovão (PRAPEM/Unicamp)

GD 2: Pesquisa em Práticas Escolares em Educação Matemática

Articuladores: Regina Célia Grando (USF), Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira (FE/UFRJ) e Beatriz Silva D'Ambrosio (Miami University, Ohio) Secretaria: Doutorando Marcos Antonio Gonçalves Júnior (PRAPEM/Unicamp)

GD 3: Pesquisa em História na/da Educação Matemática

Articuladores: Maria Ângela Miorim (Unicamp), Flávia dos Santos Soares (UFF), Wagner Rodrigues Valente (UNIFESP), Maria Aparecida Vilela Mendonça Pinto Coelho (Centro Universitário Claretiano) Secretaria: Doutorando Júlio Faria Corrêa (HIFEM/Unicamp)

GD 4: Pesquisa em Currículo, Avaliação e Tecnologia em Educação Matemática

Articuladores: Celi A. Espasandin Lopes (Universidade Cruzeiro do Sul), Renata Prenstteter Gama (UFScar), Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (PUC/SP), Maria Isabel Ramalho Ortigão (UERJ) Secretaria: Doutoranda Marta Borges (PECIM/Unicamp)

GD 5: Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática

Articuladoras: Dione Lucchesi de Carvalho (Unicamp), Márcia Brito (Unicamp), Anemari Roesler L.V. Lopes (UFSM), Maria do Carmo de Sousa (UFSCar). Secretaria: Doutoranda Thaís de Oliveira (PRAPEM/PECIM/Unicamp)

O evento encerrou-se com a realização de plenária em que os grupos de discussão apresentaram os resultados de seus debates.