COLEÇÕES

Igreja na América Latina

Identificação:

Denominação: IGREJA NA AMÉRICA LATINA
Sigla: (IGR AME LAT)
Natureza do Conjunto: Coleção
Data Limite Inicial: 1960
Data Limite Final: 1983
Quantidade: 2 pastas

Contextualização:

História Administ./Biografia: Com a conquista da América Latina por espanhóis e portugueses, nos séculos XV e XVI, a Igreja Católica e o Estado uniram-se para cristianizar o continente. A organização eclesiástica na América Latina seguiu o curso das descobertas do ouro e da prata.
No século XIX, entrou em crise o processo de evangelização pactuado com a colonização. A Igreja Católica lançou-se então no processo de romanização, nos moldes dados pelo Concílio de Trento. A América Latina se encontrava na fase das grandes imigrações estrangeiras, do branqueamento da raça, da vinda de muitas Congregações Religiosas européias, da luta anti-protestante, anti-liberal, anti-maçônica.
No século XX, despontou um novo modelo de Igreja Latino-americana, preocupada com as classes populares. Com a intensificação da miséria, do sofrimento de operários e camponeses marginalizados, da perseguição aos que reivindicavam melhores condições de vida, da repressão para manutenção de privilégios e da insurreição guerrilheira contra essas situações, os cristãos (sacerdotes, religiosos, pastores e leigos) adquiriram uma nova visão do seu cristianismo, exposto pelos teólogos de vanguarda, para lançar-se na participação do processo de libertação.
Movimentos da Ação Católica, como JOC e JUC, guiados pelas novas concepções teológicas do pós-guerra, se integraram com a ação social. Essa integração e a resistência das elites e da própria hierarquia da Igreja às mudanças levaram esses Movimentos à radicalização e, no caso da maioria dos países latino-americanos, à participação nos movimentos revolucionários dos anos 60.
Em 1968, se realizou a Conferência da Comissão Episcopal Latino-americana (CELAM), em Medelin, da qual participaram um grande número de sacerdotes e teólogos engajados, expressando, a nível hierárquico, a salvação em termos da libertação de tudo o que impedisse o desenvolvimento do homem, e denunciando a exploração do homem latino-americano. A Conferência constituiu uma expressão da passagem do cristianismo social para a teologia da libertação do cristianismo revolucionário.
As Encíclicas Mater et Magistra (1961), Pacem in Terris (1963) e Populorum Progressio (1967), juntamente com o Documento Final de Medelin ampliaram o estímulo e a autorização hierárquica para a ação social em benefício dos oprimidos.
Em fevereiro de 1968, realizou-se, em Montevidéu, o 1º Encontro Latino-americano Camilo Torres, onde os sacerdotes discutiram a incorporação dos cristãos à luta revolucionária. Diante da possibilidade desse engajamento, o Vaticano decidiu vir à América Latina no sentido de barrá-lo e seus discursos foram dirigidos contra a revolução e o uso da violência revolucionária.
Com o fracasso da guerrilha como meio de tomada do poder e instrumento de conscientização e mobilização das massas, surgiram, posteriormente, movimentos sacerdotais com caminhos diferentes: o da participação política na organização das massas mediante a conscientização do povo para superação dos bloqueios ideológicos incutidos pela religião tradicional. Esses novos Movimentos são caracterizados pela teologia como uma reflexão sobre a prática histórica de libertação, pelo acompanhamento do povo em seus protestos, e pelo trabalho de base. Entre eles estão: Movimento dos Curas de Golconda, na Colômbia; Sacerdotes do Terceiro Mundo, na Argentina; Sacerdotes para o Povo, no México; Movimento Pacifista de Dom Helder Câmara, no Brasil; Igreja Nova e Movimento dos Oitenta, no Chile; e outros.
A CEDIC formou esta Coleção em torno da temática Igreja na América Latina, a partir das doações recebidas.
Hist. Arquivística/ Procedência: os documentos foram adquiridos através de doações diversas. Entre os doadores: Centro de Documentação e Pesquisa Vergueiro (CPV) e Instituto de Relações Latino-americanas (IRLA).
Conteúdo e Estrutura:Âmbito e Conteúdo: a Coleção compõe-se de informes de reuniões, cadernos de formação popular, convite para encontro, textos de análise política e sócio-econômica, planos de ação pastoral, textos de reflexão sobre pastoral e Igreja, folheto de culto ecumênico, texto sobre planejamento para o desenvolvimento social, regulamentos para concurso de literatura, relatórios de eventos, dossiê "Encontro Episcopal sobre la Presencia de la Iglesia en el Mundo Universitário de América Latina", realizado na Colômbia, contendo: listas de presença, textos de análise da relação Igreja e meio universitário, textos de reflexão sobre o homem, a universidade católica e sua missão, correspondência sobre o Encontro, notificações manuscritas sobre as conferências, textos para discussão e artigos jornalísticos sobre o Encontro.
Sistema de Arranjo: parcialmente organizada.

Condições de Acesso Uso:

Condições de Acesso:
Instrumentos de Pesquisa: . Inventário Topográfico da CEDIC. São Paulo, 1992. (datilografado)

Notas:

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