MEMÓRIA DA PUC-SP
A partir do final dos anos 80, as Universidades vêm despertando para a importância de seu patrimônio arquivístico, quer como registro de sua trajetória histórica, quer como elemento fundamental para a sua gestão acadêmico-administrativa.
O CEDIC, preocupado com a preservação do patrimônio arquivístico da Universidade, tem realizado ações dentro de suas possibilidades de equipe e de infra-estrutura que visam à recuperação e à preservação da Memória da PUC-SP.
Essas ações dizem respeito tanto ao campo da gestão documental quanto ao recolhimento de parcelas da documentação arquivística da Universidade já consideradas históricas.
Nesse sentido, o CEDIC tem sob custódia o Fundo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. No Fundo podemos encontrar reminiscências de setores já extintos, como Escritório de Projetos e Convênios (EPC), Instituto de Planejamento Regional e Urbano (URPLAN) e Instituto de Relações Latino-Americanas (IRLA), bem como de outros atualmente reformulados, como o Instituto de Estudos Especiais (IEE), atual Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais (CEDPE), e Assessoria de Comunicação Institucional (ACI), atual Divisão de Comunicação Institucional (DCI).
O CEDIC vem coletando e preservando documentos textuais, iconográficos, audiovisuais e ou sonoros oriundos dos projetos acadêmicos desenvolvidos por professores e pesquisadores da Universidade, como os produzidos nos Programas de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, História, Educação, Psicologia, Economia e Administração, dentre outros.
Assessorou ou coordenou os seguintes projetos:
PROJETO DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DOS ARQUIVOS DA PUC-SP
IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DO TEATRO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA – TUCA
ORGANIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO ARQUIVO DO CORAL DA UNIVERSIDADE CATÓLICA – CUCA
|